Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso


Um clube em franco crescimento

Presidente do Clube de Caçado-res desde o início de 2015, João Baptista Rodrigues da Silva e a direcção do clube pretendem atrair cada vez mais sócios e visitantes ao Campo de Tiro. Num balanço muito positivo, João Silva mostra-se satisfeito com os resultados obtidos até ao momento. “Tenho tido muito gosto em trabalhar porque gosto disto. Fiz parte de todas as direcções, excep-tuando apenas uma. Sempre acompanhei o desenvolvimento do Clube de Caçadores. Optámos por uma po-lítica de atracção dos sócios e gente de fora ao Campo de Tiro. Estamos a colocar novamente o tiro no auge. Temos um campo de tiro em que não há muitos no país. Este espaço, campo de tiro, e é de certeza, pode ser o futuro deste clube”, explica, revelando ter sido um dos elementos fundadores do Clube de Caçadores.
Com a sede social na vila da Póvoa de Lanhoso, o Clube de Caçadores dispõe de um Campo de Tiro, na fre-guesia de Oliveira. Outrora, já foram perto de mil sócios. Agora, são 417 sócios, dados de a 31 de Dezembro. O clube foi fundado para promover acções desportivas. O tiro em tempos foi muito forte nos dois campos de tiro. De entre os apoios, conta-se a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e da União de Freguesias de Fontarcada e Oliveira.

Clube com 31 anos de vida
Adelino Maria Vaz Gaspar foi o cabeça de lista da comissão instaladora do Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso. Reuniram-se quarenta sócios e foi eleito como primeiro presidente António Fernandes de Araújo, com Adelino Maria Vaz   Gaspar a ocupar a vice-presidência.
Há dificuldade, houve dificuldades mas optámos por uma política de atracção dos sócios, de gente de fora.
Nos seus estatutos pode ler-se que o clube tem como espírito principal o fomento, ordenamento e exploração da caça, promoção de actividades recreativas, visando sempre a protecção, conservação e fomento dos recursos cinegéticos, bem como a prática ordenada e melhoria do exercício da caça e a união entre caçadores na defesa dos seus interesses.
Fundado a 5 de Janeiro de 1987, o clube de caçadores apresenta uma grande dinâmica associativa.
Desde a sua fundação, presidiram à direcção do clube António Fernandes de Araújo, Adelino Maria Vaz Gaspar, Álvaro Oliveira, António Novais, Armando Veloso e, actualmente, João Baptista Rodrigues da Silva.