Tradição cumpriu-se


Multidão rumou ao alto do Pilar

Centenas de pessoas marcaram presença na Peregrinação ao Pilar, na manhã de domingo, dia   20 de Maio, naquela que é a maior manifestação de fé do concelho. Com o bom tempo a fazer-se sentir, uma verdadeira multidão rumou até ao alto do Pilar.
As várias paróquias fizeram-se representar com as suas bandeiras, grupos de catequese, grupos corais e grupos de escuteiros. A estes, juntam-se também as confrarias e a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Presente também esteve o presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, bem como a vice-presidente, Gabriela Fonseca, assim como elementos da Junta de Freguesia da Póvoa de Lanhoso, que marcaram presença na tribuna de honra.
O andor da Senhora do Pilar foi transportado em ombros desde a Igreja do Amparo, no centro da vila. Primeiro, por um grupo de homens de Lanhoso e, na segunda parte do percurso, pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, num momento que contou com guarda de honra pelos soldados da paz.
Jorge Ortiga, arcebispo-primaz de Braga, presidiu à eucaristia. No decurso da homilia, alertou para o facto da sociedade de hoje estar marcada por “sinais de degradação e maldade”. “O mal infiltrou-se nas leis e nas instituições”, alertou, dando nota de verdadeira confusão civilizacional. A eutanásia foi outros dos assuntos abordados, com o arcebispo a defender a vida desde a concepção até à morte natural.