S. João de Rei

GNR deteve cinco pessoas 
e resgatou sete trabalhadores

Cinco pessoas foram detidas e sete trabalhadores foram resgatados pela GNR da Póvoa de Lanhoso, numa operação que envolveu dezenas de militares. Tudo aconteceu na manhã de terça-feira, dia 3 de Abril, com a GNR a dar cumprimento a mandados de busca emitidos pelo Tribunal da Póvoa de Lanhoso. Para além de uma quinta, em S. João de Rei, as buscas decorreram ainda em Montalegre e Braga, numa operação que envolveu mais de cinquenta militares dos postos da GNR do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso.
Da operação resultou a detenção de cinco pessoas, três homens e duas mulheres: um casal de S. João de Rei, assim como um outro casal e o seu filho, de Montalegre.
Sobre os detidos, que aguar-dam julgamento em liberdade, recaem as suspeitas de escravatura e tráfico de seres humanos. Presentes ao Tribunal da Póvoa de Lanhoso, às  duas mulheres e ao jovem foi aplicado o Termo de Identidade e Residência, sendo que os dois homens mais velhos ficam obrigados a apresentações bi-semanais, estando proibidos de contactarem entre si, de contactarem os ofendidos e impedidos de sair do concelho onde residem sem autorização.
Da exploração agrícola de S. João de Rei, foram resgatados três trabalhadores na terça-feira, tendo outros quatro sido retirados do local no dia anterior pela GNR. Os sete trabalhadores, com idades entre os 40 e os 75 anos, estão colocados em instituições de acolhimento do distrito. Uma das pessoas, a pedido da GNR, foi transporada ao Hospital de Braga. Do local, foram levados vá-rios documentos e algumas armas, sendo que algumas delas estão inoperacionais. Os documentos pessoais dos trabalhadores estariam alegadamente na posse do casal detido. Há quem aponte as condições deploráveis em que viviam os trabalhadores.
Rapidamente, a notícia das buscas  espalhou-se pela população. Alguns populares mostraram-se surpreendidos. “Coitado. Ele até ajudava os coitadinhos”, considerou um morador do baixo concelho.