Prova foi apresentada

Póvoa de Lanhoso recebe 
1.º Granfondo RP/Boavista

A Póvoa de Lanhoso vai ser palco, a 27 de Maio, do 1.º GranFondo RP/Boavista, num evento que conta com a parceria da Câmara Municipal e pretende assumir-se como um grande encontro dos amantes do ciclismo de competição e de lazer. Num percurso de 115 Km, com saída, e chegada, da Avenida 25 de Abril, na vila da Póvoa de Lanhoso, os participantes atravessam os concelhos de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Fafe e Cabeceiras de Basto.
Na apresentação da prova, o vereador do Desporto, André Rodrigues, considerou que “este evento irá engrandecer ainda mais o calendário desportivo da Póvoa de Lanhoso, diversificando-se agora para o ciclismo. Pretendo, neste mandato, passar uma mensagem de abertura à população, um sinal claro de que contamos com todos para que estas iniciativas sejam constantes. Queremos que todos sem excepção pratiquem  desporto”. “A Póvoa de Lanhoso é um concelho que se considera amigo do desporto. Temos óptimas condições para a prática de diversas modalidades desportivas. Esperemos que este evento seja o primeiro de muitos, com a dimensão crescente que lhe pretendemos dar mas nunca deixando morrer aquilo que é o nosso desporto e as nossas raízes desportivas”, acrescentou André Rodrigues.
“A Póvoa de Lanhoso vai receber mais uma grande actividade desportiva, a autarquia não poderia deixar de apoiar o seu primeiro Granfondo. O nosso concelho tem excelentes condições para a prática de actividades desportivas e em particular ao nível do ciclismo”, referiu o presidente da Câmara, Avelino Silva, evidenciando que “estes eventos são um importante contributo para a dinamização do comércio e da pequena economia local, dando vida ao centro da vila e a todos os agentes turísticos do concelho”.
José Santos, director desportivo do RP/Boavista, deu nota das excelentes relações com a Câmara Municipal e considerou que, do ponto de vista técnico, o evento poderá rivalizar com o que se melhor se faz em Portugal a este nível, reunindo os ingredientes necessários para que seja um prova agradável na vertente competição e lazer. Atrair entre 250 a 300 participantes é o objectivo da organização.
Rui Sousa, que terminou no ano passado a sua carreira no ciclismo, ao serviço do RP/Boavista, ano em que venceu a 6.ª etapa em Fafe, é o padrinho do evento, envergando o dorsal número 1, numa prova onde estarão presentes nomes como Tiago Sousa e outras figuras ligadas ao passado do ciclismo como Joaquim Andrade, Celestino Oliveira e Marino Fonseca.