Concurso Nacional de Teatro

‘Brincadeiras’ brilha 
em noite de gala  

Das mãos de Ruy de Carvalho, o Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal recebeu o prémio para a melhor produção, naquela que  foi a Gala de Encerramento da 14.ª edição do Concurso Nacional de Teatro, realizada a 3 de Março. O troféu mais cobiçado da noite foi arrecadado pela ‘Brincadeiras’. A esta distinção, junta-se, também, o prémio para Melhor Desenho de Luz, Melhor Sonoplastia, Melhor Cenografia, Melhor Interpretação Secundária Masculina, Melhor Interpretação Principal Masculina e Melhor Encenação.
As cerimónias integraram também a entrega do Prémio Ibéria, à peça 'Cásina', do GAT Grupo Alhama de Teatro (Corella – Navarra), assim como o Prémio Prestígio/Personalidade, da Fundação Inatel, a João Barros.
Para além de arrecadar o prémio Ruy de Carvalho, a produção vencedora irá ser apresentada no Teatro da Trindade, em Lisboa, em data a definir, e, em Setembro, no Fórum Permanente de Teatro, organizado pela Federação Portuguesa de Teatro. De entre as várias distinções, destaque para a ‘prata da casa, com à peça ‘António, Um Nome – dois Mundos’, apresentada pela Associação Sócio-cultural dos Funcionários da Câmara da Póvoa de Lanhoso, a receber o prémio de ‘Melhor Guarda--Roupa’.
Uma noite de gala, que reuniu o melhor teatro amador do país. Ruy de Carvalho carimbou a ouro a cerimónia de entrega de prémios.
À chegada ao Theatro Club, o consagrado actor manifestou a sua alegria por voltar à Póvoa de Lanhoso. “É sempre com muita alegria e com muito orgulho que cá venho. É uma instituição que muito estimo e, sobretudo, é aquilo que eu amo, que é o teatro, pois eu sou actor. Quem ama aquilo que eu amo, tem que ser amado por mim”, referiu o consagrado actor, destacando a importância de existir um concurso como este, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Federação Nacional de Teatro e Fundação Inatel.
O evento contou com momentos musicais, por um quinteto da Banda Musical de Calvos. Por ocasição dos discursos, Tânia Falcão, presidente da Federação de Teatro, de entre outras considerações, deu conta da enorme qualidade dos grupos presentes no evento, considerando os mesmos como 'embaixadores da cultura'.