Um Olhar pelo Concelho

NOITE QUE MARCA GERAÇÕES

Criada em 2009 para animar e diversificar o programa da Romaria de Nossa Senhora de Porto d’Ave, a Noite Gerações surge como uma festa organizada por amigos e para amigos, misturando as sonoridades disco dos frenéticos anos 80 com os êxitos musicais mais recentes, de forma a que, independentemente da idade, todos pudessem fazer parte da festa e se sentissem convidados a dançar. Actualmente, é um evento de referência no concelho e na região do Minho, estimando-se que mais de quinze mil pessoas tenham passado pela última edição, a 1 de Setembro de 2017.
As primeiras edições seriam apenas a semente para aquilo que viria a seguir e, em poucos anos, a Noite Gerações atingiu uma dimensão que vai além das melhores expectativas de quem a criou. De pequena festa para amigos a evento de presença obrigatória para milhares de pessoas, o crescimento exponencial da Noite Gerações reflecte a ambição, o empenho e paixão que quem a organiza coloca em que cada edição. O trabalho de preparação da festa, que marca o final de Verão, decorre ao longo de todo o ano e exige dos organizadores muito trabalho, dedicação e disponibilidade.
“Organizar um evento desta dimensão não é, de todo, uma tarefa fácil. Todos nós somos voluntários e amadores, nenhum de nós trabalha ou tem formação na organização de eventos, e tudo aquilo que sabemos é fruto da experiência que fomos adquirindo ao longo destes anos. Exige muito de nós, muito trabalho, muita disponibilidade e, acima de tudo, muita força de vontade e crença na nossa capacidade. Ano após ano pomos à prova todo este grupo e fazemos um esforço enorme para conseguir cumprir os objectivos a que nos propomos. À medida que a data se aproxima o stress e a adrenalina sobem a pique. Sentimos de uma forma muito intensa o peso da responsabilidade e das expectativas do público e, claro, não queremos desapontar ninguém nem baixar a fasquia. Contudo, tudo isto é recompensado pelo que acontece a cada sexta-feira de Romaria. Não há satisfação ou orgulho maior do que ver aquela praça completamente cheia e alguns dos maiores artistas do país em cima daquele palco’’, diz a organização.
E, de facto, pelo palco que se vai erguendo ao fundo do Terreiro das Músicas, rebaptizado pela Noite Gerações como ‘Praça dos Sonhos’, têm passado vários artistas desde consagrados a artistas em ascensão. Artistas de referência no nosso país e fora dele vão dividindo o palco com a ‘prata da casa'’, os artistas da terra. Herman José, José Cid, Miguel Araújo, D.A.M.A, Agir, Diogo Piçarra, Pete Tha Zouk, Mastiksoul e KURA, entre muitos outros, partilharam o palco com Ruy Vercetti, Sidónio, DJ Eazy, Paulo Coelho, Luigi ou com os carismáticos Rui e Cirilo e os seus nostálgicos 80’s