EDITORIAL

Um ano de construção e aproximação  

Manuel Freitas Costa
Por estes dias, damos os primeiros passos num novo ano. Renovam-se ambições, desejos, projectos e metas. A título pessoal e de forma colectiva. 2018 chegou e com ele os sonhos e os desejos de uma comunidade, no nosso caso concreto, os desejos de todo o concelho da Póvoa de Lanhoso.
No campo político, espera-se um ano de grandes concretizações, atendendo ao Plano e Orçamento aprovados na última Assembleia Municipal: mais de 21 milhões de euros, naquele que é um dos maiores orçamentos de sempre. Provavelmente será mesmo o maior de sempre. Se assim for, espera-se um ano, e como explicou o presidente da câmara, Avelino Silva, de obras fundamentais para o desenvolvimento do concelho.  Teremos um ano de um concelho em criação, em construção: Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio, Praça Engenheiro Armando Rodrigues, Campo da Feira e a requalificação da rede pedonal, o prolongamento do Parque do Pontido e o investimento no alargamento da rede de água e saneamento são algumas das concretizações esperadas para este ano. Com os investimentos previstos, metade do concelho ficará abrangido pela rede de saneamento e a água passará a cobrir 90% do concelho. Água e saneamento são duas necessidades básicas e todos os investimentos nesta área são bem-vindos, dado que há zonas do concelho em que a cobertura é inexistente.
A transmissão online das sessões das Assembleias Municipais é um dos desejos dos deputados do Movimento Alternativa Independente, conforme ficou comprovado na última sessão da Assembleia. Aproximar a política dos povoenses parece ser o propósito. De registar, desde logo que na última sessão, a presença de bastante público foi notada, especialmente de jovens, algo que é  sempre de enaltecer e que serve de garantia para um futuro mais risonho, mais próximo, mais participativo.


A todos os nossos amigos, leitores,  assinantes e aos povoenses em geral votos de um 2018 pleno e carregado de concretizações.