Póvoa de Lanhoso

Concurso de teatro
é um marco cultural

Até 3 de Março, o Theatro Club é palco da 14.ª edição do Concurso Nacional de Teatro, numa iniciativa que envolve a Câmara Municipal, Federação Nacional de Teatro e Federação Inatel. Por estes dias, a sala de espectáculos povoense recebe o que de melhor se produz no país em termos de teatro não profissional.
Na apresentação do programa, a 19 de Janeiro, o presidente da Câmara, Avelino Silva, destacou que o concurso de teatro está consolidado e é um marco na agenda cultural da Póvoa de Lanhoso. “Somos uma terra que ao longo da sua história sempre valorizou a cultura e o teatro, em particular”, salientou Avelino Silva, realçando que a Póvoa de Lanhoso é uma terra do teatro, relembrando alguns dos nomes que marcaram a história do teatro no concelho.
De 27 de Janeiro a 3 de Fevereiro, sobem ao palco do Theatro Clube 9 produções teatrais. A prata da casa marca também presença, com 'António - Um nome, dois mundos, num texto de Maíra Ribeiro, apresentado pela Associação Sócio-Cultural dos Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, que participa pela segunda vez no certame.
Avelino Silva realçou a aposta forte da autarquia no Concurso de Teatro, sendo parceiros da Federação de Teatro e da Fundação Inatel. Pelo cartaz apresentado, Avelino Silva não tem dúvidas que será um festival de enorme qualidade, deixando o convite para que todos se desloquem à Póvoa de Lanhoso para assistir às várias peças apresentadas nesta 14.ª edição.
Para Tânia Falcão, da Fede-ração Nacional de Teatro, o certame apresenta um cartaz de excelência, com nove produções muito díspares, dentro dos vários géneros. Duas companhias – Grupo d'Artes e Comédias do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal e o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa - fazem a sua estreia no certame.
Mostrando a sua satisfação pelos textos apresentados nesta edição do CONTE, Rui Sérgio, em representação da Fundação Inatel, destacou que “é extremamente importante que, num certame com estas características, que a dramaturgia portuguesa esteja representada”.
“Tendo em conta o cardápio teatral, vamos ter mais um grande festival de teatro”, destacou Rui Sérgio.