Invisuais

Associação quer alargar acordo 
com a Segurança Social 

O alargamento do acordo atípico com a Segurança Social é o grande objectivo da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga. Esta foi uma das ideias deixadas pelo presidente da direcção, Domingos Silva, durante o almoço comemorativo do 22.º aniversário da instituição, realizado no dia 20 de Janeiro.
No decurso do almoço festivo, a AADVDB prestou homenagem à vice-presidente da Câmara, Gabriela Fonseca, pela sua ajuda e disponibilidade. Domingos Silva referiu ainda que Gabriela Fonseca tem sempre uma palavra amiga e respeito pela instituição. O uso das piscinas municipais, por parte dos deficientes visuais foi um dos exemplos deixados pelo presidente da AADVDB.
“Nas minhas funções, estamos ao serviço de todos e aquilo que nos é possível fazer, nós fazemos. É essa a nossa obrigação, é essa a minha obrigação enquanto vereadora e cidadã. A instituição pode contar com a autarquia, dentro das nossas possibilidades”, referiu Gabriela Fonseca.
Domingos Silva referiu ainda que na próxima reunião da Assembleia Geral irá propor o nome de Manuel Ferreira, da Foto Pitães, para sócio honorário da instituição, pelo contributo dado ao longo destes 22 anos.
“Um homem como o Domingos é um homem que trabalha em prol da Póvoa de Lanhoso e de todo o concelho. Conheço bem esta casa e sei da dedicação de Domingos Silva e sua equipa e é por isso que não poupo os elogios para me referir ao vosso trabalho, um trabalho único que tem que ser reconhecido. As instituições de solidariedade social são um parceiro fundamental para a autarquia e para o Estado, na melhoria da qualidade de vida dos nossos cidadãos”, referiu o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, destacando a resposta de qualidade prestada pela AADVDB.
O autarca deixou ainda o seu reconhecimento às direcções técnicas das instituições de solidariedade social do concelho, que permitem ter um concelho mais justo e mais solidário.
“Continuem. Estão no caminho certo, servindo com qualidade os vossos utentes, melhorando a sua vida e das suas famílias”, acrescentou ainda Avelino Silva.
O encerramento dos discursos ficou a cargo do presidente da Assembleia Geral, Joaquim Barreto, destacou o trabalho, o bom acolhimento, o saber receber e saber envolver de todos quantos integram a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais, fazendo votos para que continue a crescer e que os associados continuem empenhados.
Para além dos utentes e suas famílias, as cerimónias contaram, de entre outros, com a presença da deputada da Assembleia da República, Carla Cruz, do presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, da vice-presidente, Gabriela Fonseca, dos verea- dores do PS, Fátima Moreira e António Barros, do director do Centro de Emprego, Paulo Teixeira, assim como dos presidentes da Junta de Fre-guesia da Póvoa de Lanhoso, Paulo Silva, e de Galegos, Ricardo Silva.