E.B 2,3 Professor Gonçalo Sampaio


Escola humanista e inclusiva

Na escola E. B. 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, os princípios da inclusão, autonomia e liberdade norteiam a actividade diária deste estabelecimento de ensino. Aqui, a escola é de todos e é para todos. Exemplo disso, é o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do 7.º ano, que  construíram jogos didácticos para os colegas da educação especial.
Utilizando materiais recicláveis, os alunos do 7.º anos conceberam e criaram jogos didácticos. A Directora do Agrupamento, Luísa Rodrigues, esteve ao seu lado, valorizando e incentivando o seu trabalho.
O projecto de intervenção social por eles levado a cabo integrou as acções do Apoio Tutorial Específico. Esta medida de promoção do sucesso,  implementada desde o ano lectivo anterior, tem entre outros objectivos o de ensinar a planear: pedir aos alunos que identifiquem diferentes formas de planear (estratégias gerais) e, depois, como abordar uma determinada tarefa. Foi este o primeiro passo do projecto que se iniciou com uma entrevista à professora  da Educação Especial. Com a conversa, este grupo de alunos percebeu os temas que os professores  pretendiam trabalhar com os alunos de Educação Especial bem como os seus interesses. As cores primárias e as regras básicas de segurança rodoviária foram os temas apontados. A  partir daí iniciaram-se os processos de pesquisa e de planeamento de jogos didácticos que trabalhassem esses temas e que estivessem adaptados ao público a que se destinavam.
O Cláudio, o Sérgio, o Francisco, o Nuno e o Tiago trabalharam, ao longo do primeiro período, na construção destes jogos : dois jogos para trabalhar as cores (bolas, etiquetas e pinos) e um jogo para trabalhar algumas regras simples de segurança rodo-viária (um circuito, com sinais e passadeiras onde os carros e os peões devem circular cumprindo as regras).
Foi com empenho e entusiasmo que se dedicaram ao projecto. Ao longo das sessões  viveu-se um ambiente de aprendizagem que permitiu o desenvolvimento de competências pessoais e sociais: a autonomia, a criatividade, a capacidade empreendedora, o trabalho colaborativo e o sentido estético, entre outros.
Perceber que num mundo global é fundamental valorizar a diferença, ter capacidade de iniciativa e de participação positiva, foi outro dos objectivos .
“A escola deve preparar os alunos para um mundo novo, onde o imprevisto e a complexidade  serão uma constante. Ensinar a olhar à sua volta, a identificar oportunidades de actuação, desenvolvendo competências que lhes permitam dar o seu contributo para o bem estar dos outros e para um mundo melhor, re-ferem os responsáveis.
Agir local para pensar global. Os alunos envolvidos perceberam a importância do seu pequeno contributo na concretização de momentos de alegria e felicidade dos seus colegas.
O próximo passo será organizar uma sala para o Apoio Tutorial Específico. Para tal, este grupo de alunos está já a preparar um projecto que vai apresentar ao Orçamento Participativo Escolar.