EDITORIAL

Porto d’Ave

Manuel Freitas Costa
Parabéns Porto d’Ave. Parabéns às gentes de Taíde que contribuíram para o engrandecimento do clube. São 39 anos de amor a um emblema. E como explica Tó de Porto d’Ave, num texto publicado, há tempos, sobre o clube, foi graças ao entusiasmo de um grupo de homens da terra, que se reuniu, para assim nascer o Grupo Desportivo de Porto d’Ave.
“Foram ambiciosos na aquisição dos terrenos que, com dificuldade, lá se foram pagando e tão importantes para que se construíssem aquelas magníficas instalações. Os primeiros anos foram os mais difíceis, mas a união era tal que  todas as barreiras foram ultrapassa-das”, explica Tó de Porto d’Ave no seu texto, ressalvando que “os jogadores do Porto D’Ave passaram a ser os ídolos das crianças da escola. No recreio, quando jogávamos à bola, marcávamos golos à Guilherme e à Gito, dávamos cabeçadas à Quim Moreira, fazíamos fintas à Pião, carrinhos à Firo, passes à  Santos, caneladas à Araújo, defesas à Chico Fininho, etc.”.
É assim o Porto d’Ave, um clube com uma grande mística e com uma massa associativa vibrante. Mais uma vez, parabéns a todos os que integram a estrutura portodavense, contribuindo, dia após dia, para o  engrandecimento do clube, le-vando bem longe o nome de Taíde e do concelho da Póvoa de Lanhoso.
À margem do emblema mais representativo de Taíde, Porto d'Ave é igualmente conhecido pelo vastíssimo património que integra a Real Confraria da Nossa Senhora do Porto d'Ave. Falar de Porto d'Ave é também falar da tradicional Romaria dos Bifes e dos Melões, um dos momentos de enorme atracção turística ao concelho da Póvoa de Lanhoso, que tradicionalmente se realiza no mês de Setembro.
Estas peças todas juntas fazem de Taíde uma referência no concelho e igualmente na região minhota.