Assembleia Municipal

Isenção de IMT 
para captar investimentos

Na última Assembleia Municipal foram aprovadas duas isen-ções de IMT - Imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis, a dois projectos no concelho, como forma de captar investimento, garantindo, dessa forma, a criação de postos de trabalho. Uma dos espaços adquiridos diz respeito às antigas instalações do ISAVE, em Fontarcada, num investimento rea-lizado pela Veryflex, empresa que integra o grupo Osit, do qual faz parte a Prozis. Neste primeiro projecto, a isenção ronda os 509 mil euros. A segunda isenção, realizada pelo promotor Prowderlabs SA (Prozis), que tem o seu centro logístico em Fontarcada, representa cerca de 9 mil e 600 euros.
De acordo com dados transmitidos, o investimento da Veryflex pretende criar mais de 100 postos de trabalho.
Ambos os pontos foram aprovados por unanimidade, sendo que o líder da bancada socialista, Filipe Silva deixou o alerta para que os postos de trabalho a criar sejam ocupados por povoenses.
Avelino Silva, presidente da Câmara Municipal, relembrou a excelente relação existente entre a autarquia e os  responsáveis da Prozis, e         realçou que, em caso de igualdade, e isto no tocante ao preenchimento de postos de trabalho, os povoenses têm prevalência sobre os demais. O autarca afirmou que pretende que a Póvoa de La-nhoso seja um exemplo nesta matéria, relembrando que 90% dos pavilhões no parque industrial de Fontarcada estão completamente cheios, deixando o aviso de que “não vão deixar fugir qualquer investimento da Póvoa de La-nhoso” e que, respondendo a questões levantadas pela bancada socialista, “qualquer investimento irá ter o mesmo tratamento”.
Rui Rebelo, líder da bancada do Movimento Alternativa Independente mostrou o seu desagrado na última Assembleia Municipal, relativamente ao “escassíssimo tempo” concedido à sua bancada, apesar do “MAI ter praticamente um terço dos deputados eleitos em relação a cada uma das restantes forças políticas”.
Na sua intervenção, Rui Rebelo realçou que “o MAI é muito mais do que as suas circunstâncias políticas, mais do que os seus representantes na Assembleia, pois é um movimento cívico de resposta e esperança para as preocupações e anseios de muitos munícipes”.
Os elementos do MAI manifestaram “disponibilidade para convergir naquilo que é essencial para o bem da Póvoa de Lanhoso”.