CONTE - CONCURSO NACIONAL DE TEATRO

“Só os amadores conseguem 
manter viva esta chama
maravilhosa que é o teatro”

O consagrado actor Ruy de Carvalho marcou presença, na noite de sábado, dia 4 de Março, na Gala de Encerramento do CONTE – Concurso Nacional de Teatro, um evento que decorreu na Póvoa de Lanhoso, numa parceria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Federação Portuguesa de Teatro e Fundação Inatel.
“Cada vez tenho mais orgu-lho em ser amador profissional. Sou profissional de teatro mas sou amador no coração. Amo aquilo que faço e sofro por aquilo que faço. Só os amadores conseguem manter viva esta chama maravilhosa que é o teatro”, disse o patrono do CONTE, que, recentemente, completou o seu 90.º aniversário.
‘Palco de Babel’, do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, conquistou o Prémio Ruy de Carvalho, entregue ao Melhor Espectáculo. Iniciado a 28 de Janeiro, o CONTE contou com nove peças a concurso.
“O CONTE é muito mais do que um concurso de teatro, é um projecto de promoção, divulgação, defesa e valorização do teatro não profissional, que muito contribui para a formação e desenvolvimento sociocultural das comunidades”, referiu o vereador da Cultura da autarquia da Pó-voa de Lanhoso, André Rodrigues, dando conta do grande histórico de tradição tea-tral da Póvoa de Lanhoso, assim como da aposta do município na formação de crianças e jovens.
“Nove espectáculos, com companhias de todo o país, que evidenciaram um aperfeiçoamento da qualidade cénica e estética que reforçou a fidelização dos públicos proporcionando-lhes uma grande satisfação na fruição dos espectáculos. Uma forte razão para o Município se orgulhar em receber nesta belíssima sala de teatro os agentes culturais que se dedi-cam à arte de Talma”, salientou ainda o vereador da Cultura.
Tânia Falcão e Carla Raposeira representaram a Federação Nacional de Teatro e a Fundação Inatel, respectivamente.
“A Federação Nacional de Teatro tem tentado congregar todos os grupos de teatro associativo, para que se juntem à nossa causa. Juntos seremos mais e juntos teremos voz”, destacou Tânia Falcão, da Federação Nacional de Tea-tro, vincando que “o maior prémio é o aplauso do público, que nos dá ânimo, coragem, espírito de sacrifício, entrega, para continuar”.