Misericórdia

88 anos assinalados com
homenagem ao administrador


O descerramento do retrato do actual administrador do Hospital António Lopes, Agostinho Vieira, foi um dos momentos que marcou as comemorações, na manhã de Sábado, dia 31 de Dezembro, dos 88 anos da fundação da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
Foi a 31 de Dezembro de 1928 que o Governador Civil de Braga, Capitão José Ri-beiro Barbosa, aprovou os primeiros estatutos da Santa Casa, dando início, como referiu o Provedor Humberto Carneiro, a “uma instituição de benemerência que, de então para cá, geriu o melhor que soube o legado do benemérito António Lopes e, nomeadamente, o Hospital que tem o seu nome”.
O evento, integrado nas comemorações do Centenário do Hospital António Lopes, consistiu na reunião de Mesa Administrativa, aberta ao público; a entrega de diplomas aos Irmãos da Misericórdia; e o descerramento do retrato do actual Administrador do Hospital António Lopes.
Na referida reunião, sob proposta do provedor Humberto Carneiro, foi aprovado, por aclamação, o reconhecimento do dia 31 de Dezembro de 1928 como a data da fundação da Misericórdia povoense. Sob proposta da vice-provedora e presidente da Comissão Executiva das Comemorações, Armandina Machado, foi aprovada a atribuição de um diploma aos Irmãos, que ateste essa condição, elaborado a partir da matriz do primeiro diploma da instituição, e a colocação do retrato do actual administrador-delegado, Agostinho Monteiro Vieira, na galeria dos administradores daquela unidade de saúde, ao lado dos seus antecessores.
O zelo e o bom desempenho de Agostinho Monteiro Vieira, ao longo destes 15 anos como administrador, foram referidos pelos elementos da Mesa Administrativa.
Referindo que a Misericórdia nasceu de uma recomendação do fundador, António Lopes, Humberto Carneiro vincou que, “ao longo destes 100 anos, o Hospital António Lopes tem-se transformado num dos melhores hospitais comparado com os da sua dimensão, continuando ainda em obras de modernização da sua parte mais antiga, as quais lhe permitirão prestar um serviço de maior qualidade e maior abrangência”.
“Um verdadeiro homem de Misericórdia”. Foi desta forma que o provedor se referiu ao administrador Agostinho Monteiro Vieira, atendendo às suas qualidades humanas e profissionais e à sua enorme dedicação à instituição.