Garfe

‘Aldeia dos Presépios’
com balanço positivo


Termina no próximo Domingo, dia 8 de Janeiro, mais uma edição de ‘Garfe – Aldeia dos Presépios’. Desde o dia 11 de Dezembro que 19 presépios, espalhados pelos vários lugares da freguesia, transformam a aldeia num enorme presépio.  S. Pedro ajudou à festa e proporcionou dias solarengos. Porém, o frio que marcou as noites afastou muitos visitantes. É de noite que os presépios mostram todo o seu esplendor.
Com o Natal e o Ano Novo a decorrer ao fim-de-semana, os operadores turísticos solicitaram junto da organização para que a edição deste ano se prolongasse por mais uma semana.
O balanço é muito positivo, com a freguesia a receber visitantes de vários pontos da região. A edição deste ano ainda não terminou e já há novidades para o próximo ano, conforme revela o padre Luís Peixoto Fernandes, mentor da iniciativa, que adianta que há pessoas na freguesia com muita imaginação. “Não é preciso gastar muito dinheiro. O que é preciso é imaginação e pô-la a trabalhar todo o ano e não apenas nos primeiros dias de Dezembro”, revela.
“Já temos ideias novas para o próximo ano”, vinca o padre Luís. A aposta num momento musical no dia de abertura será para manter. O ano passado, o padre Borga animou o evento com a animação deste ano a ficar a cargo do Padre Sandro e dos Evangelium Cantante.
Depois da actuação de jovens talentos do concelho, neste Domingo, dia 8, a ‘Aldeia dos Presépios’ recebe o encontro de coros do concelho.
Olhando para os visitantes, o padre Luís Peixoto Fernandes aponta que a freguesia recebeu a visita de vários autocarros mas foram as famílias que mais visitaram os presépios. A estas, juntam-se grupos que percorrem os vários presépios a pé, de bicicleta e até de motorizada.

Junta de Freguesia associa-se ao evento
Para além da Câmara Municipal, também a Junta de Freguesia de Gare, presidida por Paulo Ferreira, dá o seu apoio à ‘Aldeia dos Presépios’. Salientando que o evento projecta culturalmente e turisticamente a freguesia em todo o país e nas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, Paulo Ferreira revela ainda que o evento nasceu em 2002 e “desde então não mais parou de crescer, consolidando-se no panorama desta quadra, que é a mais emblemática do ano”.
“Hoje, podemos afirmar com toda a certeza que é uma aposta ganha, com o passado que se conhece e com um futuro que se espera e augura risonho”, aponta o autarca.
“Importante é sem dúvida o reconhecimento exterior de todos aqueles que nos visitam e nos brindam com a sua admiração e satisfação, os seus ecos espalham-se pelos quatro cantos do mundo através da nossa comunidade de emigrantes, da comunicação social e demais canais de divulgação. O ponto máximo desta notoriedade foi a carta que Sua Santidade, o Papa Francisco, nos endereçou no ano passado, parabenizando o povo de Garfe, os verdadeiros obreiros desta maravilha, na pessoa do seu pároco e guia espiritual, o Sr. Padre Luís Peixoto”, destaca ainda, enaltecendo “o envolvimento dos Garfenses na sua construção e nos méritos que tem de estreitar laços na nossa comunidade, criando uma dinâmica e um ambiente próprio da mensagem de Natal, semeando a paz, a amizade, a solidariedade e a concórdia, e aproveitando também este certame para a divulgação de alguns produtos regionais, para eventos culturais que a todos enriquecem e nos puxam para a vivência desta quadra com muito mais intensidade”.