EDITORIAL

‘Maria da Fonte’: 131 anos de história

No dia 3 de Janeiro de 1886 nasceu o jornal ‘Maria da Fonte’. Já lá vão 131 anos. E mais de um século empre com o mesmo princípio: defender e informar as gentes da Póvoa de Lanhoso. Por isso hoje prestamos homenagem a todos aqueles que passaram por este jornal reproduzindo o primeiro ‘Programma da Redacção’ escrito no primeiro número por Azevedo Coutinho, redactor principal. O administrador era Álvaro Guimarães e director responsável, Francisco Manoel Martins D’Oliveira.
“Com um fim elevado, grandioso e patriotico entramos hoje na arena da imprensa periodica.
O Minho, esta bella e encantadora provincia, que engrinalda a rugosa fronte do vetusto Portugal, tem mostrado sempre quão valorosos e arrojados são os seus dilectos filhos, tornando-se assim respeitada e temida das outras provincias suas irmãs.
E a patria dos Berredos, dos Ozorios e dosa Godinhos tem sido sempre o braço mais poderoso para repellir odiosas  oppressões e restaurar as regalias populares.
Vamos, pois, levantar um monumento commemorativo dos feitos heroicos d’este povo; e, avivando na memoria de todos, factos que jamais devem olvidar-se, legaremos ás gerações vindouras as tradições gloriosas dos seus antepassados.
A memoria da Maria da Fonte, d’essa mulher varonil, que, excitando os ánimos, já em convulsão latente, fez surgir uma revolução popular, que, em pouco tempo, ganhando poderosos alentos, abalou um throno, e que abateria um sceptro se não fôra a ntervenção estrangeira, a memoria d’essa heroina vae ser emfim perpectuada n’esta folha semanal, que vê hoje a luz da publicidade.
Mas a Maria da Fonte, surgindo agora n’este pelago de ideias, n’este esboroar dos mais solidos principios e das mais firmes crenças politicas, não será, como a heroína d’outr’ora o braço direito d’um partido, mas sim - a gloria do passado, o echo do presente, a aspiração do futuro.
A sua politica será pugnar incessantemente pelos interesses da Povoa de Lanhoso, pelo progredimento da sua terra natal; e, tendo por lemma - a imparcialidade, - jámais deixará de ser fiel a seus principios.
O Castello de Lanhoso, cedendo o seu logar á Maria da Fonte, lega-lhe egualmente todas as suas ideias, e por isso os nossos leitores encontrarão n’este semanario a mais inabalavel firmeza de principios”.

Aproveito para desejar a todos os leitores e anunciantes do ‘Maria dsa Fonte’ um excelente 2017 cheio de saúde e muito sucesso.