VÁRIAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Dia Internacional
da Cidade Educadora 

uniu jovens e seniores

O município da Póvoa de Lanhoso associou-se, no dia 30 de Novembro, às comemorações do Dia Internacional da Cidade Educadora, num evento que ficou marcado pela intergeracionalidade. “Construir uma cidade que encoraja o diálogo e a acção entre gerações”, um dos princípios que consta da Carta das Cidades Educadoras, foi o mote escolhido para as comemorações deste dia.
Na comemoração do Dia das Cidades Educadoras estiveram envolvidas, para além da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, Agrupamentos de Escolas, Centros Sociais e Centros de Convívio.
Crianças, jovens e seniores estiveram envolvidos nas comemorações, que pretenderam, também, sensibilizar para os direitos das crianças e da igualdade. Depois da construção de um mural, com mensagens deixadas pelos mais pequenos, foi criado um cordão humano pelos mais pequenos, que procederam também à distribuição de folhetos alusivos às comemorações, onde constavam também os direitos das crianças, segundo a Convenção dos Direitos da Criança.
De tarde, no Centro Social de Calvos, jovens e seniores estiveram envolvidos na confecção de panquecas saudáveis, num momento divertido e de grande convívio.
Piedade Almeida, de 85 anos, residente no lugar de Sobradelo, em Rendufinho, e utente há mais de dez anos do Centro Social de Calvos, participou activamente na iniciativa. Trabalhou como cozinheira, em Lisboa, mais de 30 anos. “Estou a gostar. Já estive a ajudar. Acho muito bonito trazer os mais jovens até cá”, revelou Piedade Almeida. As actividades, que uniram pequenos e crescidos, estenderam-se aos vários centros sociais e centros educativos do concelho.
“A Rede Internacional das Cidades Educadoras, à qual nós aderimos, definiu o dia 30 de Novembro de cada ano como o Dia Internacional das Cidades Educadoras. Todas as Cidades Educadoras desenvolvem actividades de acordo com os princípios da Carta Educadora e é o que nós estamos a fazer hoje. O princípio que nós definimos foi o diálogo intergeracional”, explicou Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.