QUADRA COM IMENSAS ACTIVIDADES

Espírito natalício invade
as Terras da Maria da Fonte


Em Dezembro, na Póvoa de Lanhoso vive-se de forma intensa a época natalícia. Três propostas, espalhadas pelo concelho transformam as Terras da Maria da Fonte e convidam a uma visita: em Garfe, a ‘Aldeia dos Presépios’; em Oliveira, ‘O Natal da Alice’; e, em Monsul, a ‘Feira de Natal do Baixo Concelho’.
‘Póvoa de Lanhoso – A Estrela de Natal’ foi apresentada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, num evento que tem como parceiros a paróquia e a Junta de Freguesia de Garfe; o Diverlanhoso, em Oliveira; a Junta de Freguesia de Monsul e a Associação de Turismo da Póvoa de Lanhoso.
André Rodrigues, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, apresentou, a 28 de Novembro, ‘Póvoa de Lanhoso – A Estrela de Natal’, que este ano integra a ‘Feira de Natal do Baixo Concelho’, que já vai na sua terceira edição.
‘Garfe – Aldeia dos Presépios’ apresenta a sua 15.ª edição, num evento que integra, este ano, 19 presépios (mais um que no ano passado) espalhados por toda a freguesia, tem o seu início neste Domingo, dia 11 de Dezembro e decorre até 8 de Janeiro. Às várias construções, preparadas com dedicação pelos moradores dos vários lugares, junta-se um programa de animação, que conta com o Mercadinho da Aldeia dos Presépios, aos Domingos, das 10 às 18 horas, e diversos momentos musicais.
A abertura está agendada para as 14h30, à qual se segue o desfile de Natal com fanfarras e a actuação do padre Sandro e os Evangelium Cantate. O programa cultural inclui ainda o Passeio Pedestre, nos dias 11 e 17 de Dezembro e 7 de Janeiro; o Concerto de Natal com Jovens Talentos, no dia 18, a partir das 15h30; e o Encontro de Grupos Corais – janeiras na Aldeia dos Presépios, no dia 8 de Janeiro, a partir das 15h30.
Mentor do evento, o padre Luís Peixoto Fernandes explicou que os moradores procuram melhorar de ano para ano, com novas imagens e novos presépios.
Em Oliveira, no Diverlanhoso, “O Natal da Alice” decorre de 14 a 20 de Dezembro e conta um espectáculo de teatro que dá a conhecer a vida da Alice, a Casa da Lapónia, onde vive o Pai Natal, a discoteca e inúmeras actividades na Diver Kids, com desta-que para as pontes suspensas, a escalada, os trampolins, os insufláveis, a Casa na Árvore, o slide e a mina labirinto. No dia 14 de Dezembro, o evento é visitado pelas crianças do 4.º ano das escolas do concelho, numa visita proporcionada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, tal como referiu a vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.
Em Monsul, no Pavilhão Gimnodesportivo, a proposta passa pela “Feira de Natal do Baixo Concelho”, que se realiza nos dias 17 e 18 de Dezembro, e integra gastronomia, artesanato, música popular e animação infantil. No dia de abertura, Augusto Canário & Amigos sobe ao palco a partir das 21 horas. No dia seguinte, a partir das 11 horas, a proposta passa pelo desfile de Pais Natal a Cavalo. Aproveitando o espírito natalício, o evento envolve as populações e instituições das freguesias do baixo concelho e contará com cerca de 30 expositores, dando a conhecer as mais-valias e o que de melhor se faz naquelas freguesias, como referiu o presidente da Junta de Freguesia de Monsul, José Manuel Tinoco.

“Que a Póvoa de Lanhoso seja um ponto de atracção”
Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, referiu, de entre outras considerações, que “cada vez mais a Póvoa de Lanhoso identifica-se com o Natal. Foi Garfe que deu o pontapé de saída há 15 anos. A Diverlanhoso também se associou e agora tamos também o baixo concelho, o que quer dizer que a Póvoa de Lanhoso irá ter um período de Natal já descentralizado e com qualidade”.
Para o autarca, o sucesso desta estratégia passa pela capacidade de melhorar por parte de cada uma das iniciativas e pelo tempo favorável. “O importante é que nós cada vez melhoremos mais para ser um ponto de atracção e que a Póvoa de Lanhoso seja cada vez mais uma referência no Natal, que, para mim, é a época mais bonita do ano. É uma festa de família, é uma festa em que os povoenses se revêem e nós, além dos povoenses, queremos cada vez mais atrair público de fora para que venham conhecer o nosso concelho e isto começa a ser uma marca do concelho da Póvoa de Lanhoso”, salientou.