APRESENTAÇÃO DO LIVRO DE JOSÉ ABÍLIO COELHO

Hospital e Misericórdia dados
a conhecer aos mais jovens


Depois das crianças, é a vez dos mais jovens ficarem a conhecer a história do Hospital António Lopes e da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso. Nesse sentido, e no âmbito das comemorações do centenário do Hospital António Lopes, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso apresentou, no dia 3 de Dezembro, no Theatro Club, um livro dedicado aos mais jovens, e não só, intitulado “O Hospital António Lopes e a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso contado aos mais jovens”, da autoria de José Abílio Coelho. Esta é a segunda de três obras a apresentar neste ano de comemorações. No mês passado, a Misericórdia povoense apresentou a obra ‘António Lopes – um coração de filigrana’, teatro de fantoches, assinado por José Abílio Coelho, com ilustrações de Domingos Silva, dedicado às crianças.
Com este livro e como explicou Armandina Machado, vice-provedora e presidente da Comissão Executiva das Comemorações, cumpre-se o primeiro quarto da programação definida. Até ao final do ano, há ainda lugar para o Jantar de Natal dos Funcionários e Colaboradores; uma cerimónia religiosa em memória de António Lopes, a 22 de Dezembro, no dia em que se celebram os 89 anos da sua morte; e no último dia do ano, uma reunião extraordinária da Mesa Administrativa, relembrando a fundação da Misericórdia em 1928.
A presidente da Comissão Executiva referiu, de entre outras considerações, que “D. Elvira e António Lopes, pelo que fizeram em vida e pelo que legaram para além dela, merecem que todos nós continuemos com o nosso esforço para que os seus nomes jamais sejam esquecidos”. Armandina Machado salientou que é desejo da Comissão Executiva que o programa comemorativo seja um tempo de festa em honra do casal António Lopes e D. Elvira Câmara Lopes e da sua obra em favor da Póvoa e dos povoenses, mas que seja, também, um tempo de festa ao qual se juntem todas as forças vivas do nosso concelho, Câmara, Bombeiros, escolas e sociedade civil.
Paulo Monteiro, director do Correio do Minho, apresentou a obra ‘O Hospital António Lopes e a Misericórdia da Póvoa de Lanhoso apresentado aos mais jovens’ revelou que, com esta obra, passou a gostar ainda mais da Póvoa de Lanhoso e da sua história.
“Um excelente livro, um livro que apaixona, de leitura fácil, como convém, para despertar sentimentos e curiosidades dos leitores mais jovens”. Foi desta forma que Paulo Monteiro traçou a obra, deixando aos presentes algumas curiosidades e passagens da mesma.
José Abílio Coelho, autor da obra, explicou que a Misericórdia e a Comissão Executiva pretendem com estas iniciativas homenagear o casal que fundou o hospital – António Lopes e sua esposa D. Elvira, valorizando a memória e a sua história. Foi a esposa quem pediu ao grande benemérito que construi-se na Póvoa de Lanhoso um hospital para acolher os mais necessitados.
“Este livro, eu diria que é dos 8 aos 80 anos porque sintetiza a bela história de António Ferreira Lopes”, salientou Humberto Carneiro, provedor da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.
“Temos que estar muito orgulhosos de António Ferreiras Lopes, daquilo que foi feito em vida mas também a capacidade, o génio, a capacidade de ver mais além, preparar tudo para que os seus vindouros pudessem, por um lado, não deixar de defender o património que ele deixou mas, mais do que isso, adequar, em cada momento, esse mesmo património às necessidades dos cidadãos, e, em primeiro lugar, preferencialmente aos cidadãos que mais precisam”, referiu ainda Humberto Carneiro.