EDITORIAL

Setembro é mês de história

Paulo Monteiro
No dia 5 de Setembro,  Póvoa de Lanhoso volta a estar em festa e, mais uma vez, a comemorar um dos dias mais importantes da sua história. Neste dia os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso celebram o seu 112.º aniversário enquanto o Hospital António Lopes comemora 99 anos de existência.
A estas duas instituições esteve li-gado um homem e um grande benemérito da terra... António Ferreira Lopes. A ele se deve a construção do Theatro Club, o nascimento dos Bombeiros e a construção do Hospital António Lopes, entre muitas outras obras no concelho.
Os Bombeiros têm este ano a inauguração do seu museu, enquanto o Hospital abre a sua nova Unidade Médico-Cirúrgica da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e, ao mesmo tempo, inicia as comemorações dos seus 100 anos, que se estenderão por 365 dias...
E... faz precisamente 99 anos na segunda-feira, dia 5 de Setembro, que a Póvoa de Lanhoso viveu um dos dias mais felizes e grandiosos da sua história. Na altura, o director do ‘Maria da Fonte’, Alfredo Ribeiro, presente na cerimónia, escrevia: “Os festejos, promovidos pela Camara Municipal, para a inauguração do Hospial Antonio Lopes, não podiam ser mais atraentes e brilhantes, sendo este a primeira vez que a Povoa de Lanhoso se arrojou a um deslumbramento festivo de tal ordem, que ninguem se furtou a tecer os mais rasgados elogios a comissão de festas (...) Os brilhantes e ruidosos festejos, ainda na memória de todos, consistiram em admiráveis ornamedtações nos largos e ruas, artisticas decorações em quasi todas as fachadas dos prédios e edificios”.
O dia foi inesquecível também para António Ferreira Lopes como se pode sentir pelas palavras escritas de Alfredo Ribeiro: “(...) foram descerrados dois retratos a oleo, um do ex.mo sr. Antonio Ferreira Lopes e o outro da falecida espose de s. ex.ª, a venerável senhora D. Elvira Camara Lopes, sendo o primeiro descerrado pela insinuante menina Albertina Rodrigues que, em breves palavras, elogiou as primorosas qualidades de caracter do respeitabilissimo benemérito, e o segundo, pelo sr. dr. Adriano Martins, que tambem elogiou as grandes virtudes da saudosa D. Elvira Camara Lopes, em verdade, um coração de anjo que sempre se notou animadom pela Caridade. O ilustre benemérito, com as lagrimas nos olhos, agradeceu a todos os oradores.”
Que o próximo dia 5 de Setembro  seja de grande festa e se recorde, mais uma vez, o grande homem que foi António Ferreira Lopes.