Foram visitados os cantos e recantos de várias freguesias do concelho

‘Caminhada com História’ desvendou património

As paisagens deslumbrantes das Terras da Maria da Fonte e o património edificado de relevância do concelho foi “redescoberto” por cinquenta pessoas que, nos dias 27 e 28 de Agosto, participaram na ‘Caminhada com História’, organizada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em parceria com o Diverlanhoso e a Decathlon Braga.
Foram percorridos 37 Km, repartidos pelos dois dias, com os visitantes oriundos não só do concelho da Póvoa de Lanhoso, mas também de Braga, Vizela, Santo Tirso, Guimarães, Maia, Corroios e Azeitão.
“Esta caminhada pretendeu desvendar cantos e recantos de algumas freguesias do concelho da Póvoa de Lanhoso, detentoras de paisagens deslumbrantes e património edificado de relevância para o conhecimento da evolução dos nossos antepassados”, refere a organização.
O vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues, congratulou-se pela “boa aceitação por parte dos caminhantes na adesão a esta iniciativa” e mostrou-se satisfeito pela forma como o evento foi preparado, mostrando que “os povoenses sabem receber bem quem visita o concelho”. O responsável pela pasta da Cultura e Turismo evidenciou, ainda, que o propósito desta caminhada foi “desvendar alguns apontamentos da História da Póvoa de Lanhoso com o propósito de despertar o interesse nos participantes e voltarem como potenciais turistas”.
Os participantes foram presenteados com visitas guia-das à Capela do Senhor do Horto, Castro e Castelo de Lanhoso, Moinhos do Pontido, Via Romana XVII, Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos, Ponte Mem Gutierres, Igreja Românica de Fontarcada, Centro Interpretativo Maria da Fonte e Theatro Club.
Os momentos de diversão e animação estiveram a cargo do grupo de bombos ‘Os Marias’, no Grupo Desportivo da Goma; do músico Hugo Torres num concerto acústico realizado no Bar do Pontão, também em Sobradelo da  Goma; e sete mulheres trajadas a rigor, que interpretaram o Hino da Maria da Fonte, aquando da visita ao Centro Interpretativo.
No final da tarde de domingo, e após um verde de honra no Theatro Club, a satisfação estava espelhada no rosto dos participantes e os testemunhos são a prova disso mesmo. Um grupo de povoenses deu conta de que a caminhada permitiu conhecer paisagens do concelho que desconheciam, frisando que “foi extremamente rica na partilha de experiências e na heterogeneidade da faixa etária dos participantes”. Quanto à dificuldade do percurso, essa “foi compensada pelas paisagens e pelo convívio”, lembrando que tal só foi possível “graças à excepcional equipa da organização que enriqueceu a caminhada em diversos momentos”. Já os caminheiros visitantes sublinharam que a caminhada superou as expectativas, e segundo Jorge Angelino, “tudo funcionou na perfeição”. António Sanches, chega mesmo a dizer que esta “foi a melhor caminhada que fez”, à qual Alice Palha concorda, acrescentando que “foi um sonho” e que esta caminhada a fez recordar a sua infância. Por fim, Sónia Bastos pede que se realizem “muitas mais caminhadas”.