ANDRÉ RODRIGUES, NOVO VEREADOR COM PELOUROS NA AUTARQUIA POVOENSE

“Se não me sentisse preparado, 
não aceitava este desafio”

Assumiu no dia 1 de Maio de 2016 as funções de Vereador com Pelouros no executivo municipal. André Rodrigues aceitou este desafio com motivação e garante que quer contribuir de forma empenhada para o sucesso do projecto liderado por Manuel Baptista. Com apenas 27 anos, garante ser a voz dos jovens no município povoense.

Assumiu recentemente as funções de vereador com pelouros no executivo municipal. Como encarou esta mudança?
Fui eleito vereador em Setembro de 2013 e é com muita honra que agora assumo os pelouros que o Sr. presidente me confiou. Enquanto vereador sem pelouros, sempre dei o meu contributo para o projecto, no qual me revejo e que apoio incondicionalmente. Fui dando a minha opinião e apresentei sugestões que pudessem ajudar os povoenses em geral e muito especialmente os mais jovens. No fundo, sempre estive integrado, tendo agora a oportunidade, de uma forma mais dedicada, de dar o meu contributo. Encarei esta mudança com o espírito de missão e estou motivado para o desafio. O meu sentimento é de enorme responsabilidade pelo reconhecimento e pela confiança que em mim foi depositada.

Sente-se preparado para responder a este desafio?
O período desde o momento da eleição até agora deu-me a possibilidade de conhecer melhor o funcionamento interno do município e os vários dossiers. O executivo funciona de uma forma muito transparente, o que torna muito fácil o papel dos vereadores sem pelouros. Estes dois anos e meio permitiram assimilar o conhecimento que agora, surgindo esta oportunidade, torna tudo mais fácil. Se não me sentisse preparado, não aceitava este desafio.

Que marca pretende deixar?
A marca mais importante é a que fica nos povoenses. Podemos fazer grandes obras e grandes investimentos, mas estes têm de ser úteis para as pessoas. Muitas vezes, é mais importante um simples gesto ou uma palavra que uma grande obra. Tem sido essa a postura do executivo e eu, mesmo tentando dar o meu cunho pessoal nos pelouros que lidero, quero fazer o mesmo. Acima de tudo, quero contribuir de forma empenhada para o sucesso do projecto liderado pelo Manuel Baptista e que foi validado pela maioria dos povoenses.
 
Quais as principais prioridades no que se refere às áreas que agora tutela: Cultura e Turismo, Serviços Administrativos, Trânsito e Proteção Civil?
As principais prioridades são aquelas que foram elencadas na candidatura liderada pelo agora presidente da Câmara, sr. Manuel Baptista. A alteração do vereador não alterará o rumo dos objectivos traçados pela maioria. Contudo, tenho algumas metas que pretendo que possamos atingir como a promoção do património concelhio, o aumento da utilização dos nossos espaços culturais, dar uma rápida e fácil resposta administrativa aos povoenses, a beneficiação do trânsito de veículos e de passageiros, de entre outras.

Como responde às críticas de quem o considera ainda muito jovem para assumir funções como as que está a desempenhar desde o passado dia 1 de Maio?
É um facto que sou o vereador mais jovem do distrito e um dos mais jovens do país, contudo, tenho con- fiança na minha capacidade de trabalho e na experiência que acumulei nos últimos anos. Veja o lado positivo de ter um jovem numa equipa mais madura. Acrescentarei uma visão que corresponde a uma franja importante da sociedade. O tempo vai certamente provar que essas críticas não tinham fundamento.