POVOENSES ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

Agrupamento Gonçalo Sampaio 
brilha no SuperTmatik

O Agrupamento Gonçalo Sampaio orgulha-se de ter alunos entre os melhores do mundo em cálculo mental e vocabulário de inglês. Estes resultados foram obtidos nos Campeonatos Escolares de SuperTmatik. Gonçalo da Silva Ribeiro, do Centro Educativo António Lopes, e Jesus da Silva Tinoco, da Escola EB1JI da Póvoa de Lanhoso, ficaram no TOP 10 Internacional, respectivamente, no 4.º lugar do 3.º escalão e no 7.º lugar do 1.º escalão. Gonçalo Ribeiro foi o melhor português no terceiro escalão.
Os excelentes resultados estenderam-se à competição relacionada com o vocabulário de Inglês, que se disputou a nível ibérico, com o Agrupamento Gonçalo Sampaio a colocar um aluno no pódio: Pedro Rebelo, do 6.º E, ficou em 3.º lugar, no 6.º escalão. A este, juntou-se Beatriz Antunes, que alcançou o 8.º lugar, no 5.º escalão, assim como Pedro Pereira (5.º escalão) e Rodrigo Macedo (6.º escalão) que ficaram, respectivamente, em 22.º e 25.º lugar.
No cálculo mental, a nível internacional, participaram 224 925 alunos de 48 nacionalidades, distribuídos por nove escalões de competição, do 1.º ao 9.º ano.
Gonçalo da Silva Ribeiro  obteve o 4.º lugar, com um tempo de 00:00:44:85, entre 24 075 alunos, e Jesus da Silva Tinoco conseguiu um tempo de 00:00:59:97, entre 12 675 alunos. Com estes resultados, o Agrupamento Gonçalo Sampaio “contribuiu de uma forma muito importante para o primeiro lugar, na classificação por países, alcançado por Portugal nesta competição”.
No vocabulário de inglês, competiram alunos do segundo ciclo da EB 2,3 Gonçalo Sampaio. A nível internacional, a prova contou com a participação de 59 150 alunos, distribuídos por sete escalões.

“Recompensa pelo trabalho realizado”
“O Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio tem recebido, nos últimos tempos, de forma bem marcante, a recompensa pelo trabalho que tem realizado e que lhe tem permitido alcançar o sucesso merecido. E assim, esta semana, os nossos alunos foram notícia pelos resultados alcançados em competições mundiais que medem o cálculo mental e a diversidade vocabular”, considerou Luísa Rodrigues, directora do Agrupamento Gonçalo Sampaio.
“Posicionados entre os melhores do mundo nos Campeonatos SuperTmatik  de Cálculo Mental e SuperTmatik de Inglês,  os alunos do AEGS integram o TOP 10, numa competição em que participaram dezenas de milhar de alunos de um leque muito diversificado de países. Não conhecendo melhor forma de parabenizar a Gonçalo Sampaio pelo seu longo percurso na formação dos povoenses, é com muito orgulho que agradeço aos alunos, aos professores e aos pais mais um capítulo escrito com sucesso na nossa história” revelou ainda Luísa Rodrigues.