Peregrinação contou com as 31 paróquias

Fé levou multidão 
ao Monte do Pilar

A esplanada granítica do alto do monte do Pilar ficou repleta de fiéis no decurso da peregrinação a Nossa Senhora do Pilar, realizada na manhã de domingo, dia 22 de Maio. Trinta e uma paróquias – 29 do concelho da Póvoa de Lanhoso e duas do concelho de Guimarães – Arosa e Castelões, reuniram-se na peregrinação anual do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso, numa cerimónia organizada pela Confraria de Nossa Senhora do Pilar. Este foi um dos momentos mais altos da manifestação de fé do arciprestado. Pelas 9 horas, os devotos partiram da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, na vila, até ao alto do Monte do Pilar, onde aí foi celebrada, pelas 11h15, a Eucaristia, presidida pelo Cónego José Paulo de Abreu.
Uma verdadeira multidão rumou montanha acima, com as paróquias a fazerem-se representar com as suas bandeiras, grupos de jovens, grupos corais e escuteiros. A estes, juntaram-se as confrarias, assim como o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista e os vereadores da Câmara Municipal. O andor de Nossa Senhora do Pilar foi carregado em ombros por um grupo de fiéis de Lanhoso e, na parte final, pelos soldados da paz povoenses, num momento que contou com guarda de honra pela corporação povoense.
Com o bom tempo a fazer-se sentir, algumas famílias mantiveram a tradição do  farnel.
No Monte do Pilar, estenderam-se as toalhas para se colocar as iguarias a degustar por toda a família.
Festa que é festa tem vendedores de doces. Aos doces tradicionais das romarias, juntaram-se também as cerejas, que fizeram as delícias de muito dos presentes.