Rastreios e um seminário no Dia Mundial da Saúde

Prevenção é a palavra-chave 
para uma melhor saúde

As comemorações do Dia Mundial da Saúde, na quinta-feira, dia 7 de Abril, ficaram marcadas, na Póvoa de Lanhoso, pela realização de rastreios de saúde e pelo seminário ‘A Dor – Terapias Complementares’. Em dia de feira semanal, e com o bom tempo a fazer-se sentir, muitos povoenses passaram pela Praça Engenheiro Rodrigues para a realização de rastreios, numa iniciativa que envolveu a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e um conjunto de parceiros do concelho.
Maria Silva, foi uma das participantes nos rastreios de saúde. “Acho muito importante existir rastreios como estes. Sempre que posso, participo. Devemos ter atenção à nossa saúde”, referiu aquela povoense.
“Pretendemos chamar à atenção dos cuidados que devemos ter com a alimentação e dar alguns exemplos do que é uma alimentação equilibrada, fazendo a distinção entre o que são alimentos saudáveis e o que são alimentos a evitar. O facto de termos uma alimentação equilibrada, não impede que possamos comer bolos. Os bolos que apresentamos foram confeccionados com ingredientes que à partida não fazem mal à saúde”, referiu Isabel Gomes, professora da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. 
“Acho que está a correr muito bem e quero dar os parabéns aos alunos do Curso Profissional de Saúde, que se empenharam e foram eles que confeccionaram os bolos”, referiu aquela docente.
Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, acompanhada de técnicos da autarquia, participou nos rastreios de saúde.
“Acima de tudo, pretende-mos sensibilizar as pessoas para a necessidade de, periodicamente, fazerem rastreios médicos. Com esta iniciativa, proporcionamos os vários rastreios de forma gratuita. Caso os valores não estejam dentro dos parâmetros normais, as pessoas são aconselhadas a consultar um médico. Correu tudo muito bem. O dia esteve maravilhoso e passaram  muitas pessoas pelos rastreios. Agradeço a todos os parceiros e, de uma forma especial, a empresa ‘A Par da idade’, enquanto promotora do seminário. Como sempre, as actividades são feitas para as pessoas e com as pessoas, pelo que privilegiamos as parcerias e a criação de sinergias pois juntos somos mais fortes”, referiu a vice-presidente Gabriela Fonseca.
A Hipnoterapia, a Osteopatia e a acunpuntura, nomeada-mente o seu papel na prevenção e controlo da dor, estiveram em evidência no seminário ‘A dor – Terapias Complementares’, promovido, pelas 14 horas, no Auditório da Casa da Botica, pela Câmara Municipal em parceria com “A Par da Idade”.