Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Património e desporto
é o mote para a celebração

A Póvoa de Lanhoso associa-se, mais uma vez, à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 de abril).
A realização de um acampamento, com a participação de 400 escuteiros do Núcleo da Póvoa de Lanhoso, amanhã e domingo, e a possibilidade de visitar gratuitamente o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso, no domingo, são as formas encontradas para assinalar esta data.
 Promover o património concelhio, com especial enfoque no Castelo de Lanhoso; fomentar relações de amizade num espaço multisecular e paisagisticamente único e belo; estimular o trabalho em equipa e a responsabilização dos participantes; e promover a realização de actividades  desportivas são os objectivos desta comemoração a nível local, numa altura em que se assinalam os 20 anos da abertura ao público do Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso.
O acampamento é uma actividade realizada em parceria com o Núcleo de Escuteiros da Póvoa de Lanhoso e vai ter a particularidade de as tendas convencionais serem substituídas por tendas medievais, a serem construídas pelas participantes, que estarão vestidas com túnicas medievais, concebidas pelas próprias.
Já as visitas gratuitas ao Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso podem ser realizadas no domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h30.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) a 18 de Abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua protecção e valorização. Celebrando o património nacional, come-mora também a solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património em todo o mundo.
Adoptando o mote proposto para este ano pelo ICOMOS Internacional – o Património do Desporto, a Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal promove o tema Desporto, um Património Comum, com a finalidade de enaltecer a importância cultural e social do desporto, assinalar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza.