São 120 os jovens povoenses apoiados

Câmara já entregou 
Bolsas de Estudo

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já entregou as Bolsas de Estudo referentes ao ano lectivo 2015/2016, num investimento global superior a 77 mil euros.
Foram 120 os jovens Povoenses abrangidos, estudantes do Ensino Secundário e do Ensino Superior.
Desta vez, foi possível atribuir este apoio a todas as candidaturas que preencheram as condições previstas em Regulamento, graças à venda da participação da Câmara Municipal na sociedade anónima Águas do Norte SA, a qual valeu aos cofres da autarquia um valor de cerca de um milhão e 800 mil euros (venda de acções e remuneração accionista em dívida à data de 30 de Junho de 2015).
“Definimos logo que, com o valor obtido com a venda da nossa parte na Águas do Nor-te SA., iríamos reforçar a verba para a acção social e fazer alguns investimentos nas freguesias. Com esse dinhei-ro, conseguimos apoiar todas as candidaturas que reuniam as condições estipuladas e estou satisfeito, pois, estamos a aplicar estas verbas onde elas são mais necessárias, ou seja, nas nossas famílias, e estamos a investir no nosso futuro através da formação dos nossos jovens”, considera o Presidente da Câmara, Manuel Baptista.
Os serviços da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso receberam 109 candidaturas para Bolsas de Estudo no que se refere ao Ensino Superior e 37 referentes ao Ensino Secundário. Ao Ensino Superior foram atribuídas 87 Bolsas (37 para quem estuda em instituições de fora do distrito e 51 para quem frequenta entidades localizadas no distrito) e ao Ensino Secundário 32.
O valor da bolsa para os alunos que frequentam o Ensino Superior, no distrito de Braga corresponde a 60% do valor da bolsa atribuída a alunos que frequentam o mesmo nível de ensino, mas nos outros distritos do país. O valor da bolsa do Secundário é cerca de metade do Ensino Superior por corresponder a custos inferiores. Estas verbas são atribuídas por períodos de 10 meses.
Sofia, de 20 anos, é aluna de Ciências da Comunicação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e este apoio já tem destino. “Vai ser utilizado em transportes, por-que estudo em Vila Real e cada viagem entre Braga e Vila Real custa cerca de 10 euros. Para além disto, há ainda os custos do transporte para Braga e dos transportes urbanos em Vila Real”, refere esta jovem que reside na União de Freguesias de Oliveira e Fontarcada. “Em termos de valor, este apoio não dá para muito mais, devido ao número de viagens que tenho de fazer, mas é importante, pois liberta o orçamento da minha família para outras despesas. É que tenho um irmão a estudar no Ensino Secundário”, explica. Esta jovem Povoense aplaude a venda da participação da Câmara Municipal na sociedade anónima Águas do Norte SA. “Esse dinheiro extra foi bem aplicado, porque assim consegue-se chegar a mais famílias”, considera esta beneficiária, pelo segundo ano, das Bolsas de Estudo.
As Bolsas de Estudo integram o programa de medidas sociais ‘Póvoa Solidária’.  Esta resposta visa apoiar as famílias Povoenses, em geral, e os jovens, em particular, na continuidade dos seus estudos e no sucesso da sua formação.