Instituições e associações locais unidas em honra de S. José

Concelho sai à rua
nas festas do padroeiro


De 12 a 20 de Março, a vila da Póvoa de Lanhoso veste-se a rigor para acolher as festividades em honra de S. José, santo padroeiro do concelho. Mais uma vez, a organização chama ao cartaz dos festejos as instituições e associações locais.
O cortejo etnográfico, no dia 13 de Março (domingo), com mais de 600 figurantes, e a procissão de S. José, na tarde de Sábado, dia 19 de Março, feriado municipal, são dois dos momentos marcantes do programa, com as freguesias e paróquias do concelho a marcar presença em ambos os momentos. A estes, junta-se a actuação do cantor Emanuel, cabeça de cartaz das festas, no dia 18, a partir das 22h30, e a Noite da Juventude, a 19 de Março.
 Na conferência de imprensa de apresentação do cartaz das festas de S. José, as primeiras festas do Minho, realizada na Sala de Interpretação do Território, na manhã de ontem, o vereador da Cultura do Município da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, salientou que se trata de uma festa secular, cuja origem remonta a 1895.
A criação de uma comissão de festas, liderada por Mariana Pereira, técnica-superior da Câmara Municipal, foi uma das novidades apresentadas por Armando Fernandes, num programa que este ano tem um custo acrescido, pela necessidade de melhoria de algumas acções.
Estou certo que o programa não deixará de ser do agrado dos povoenses”, salientou Armando Fernandes. Este ano, e de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, as festas de S. José têm um custo acrescido de 8 mil euros, passando dos 65 para os 73 mil euros.
O programa contempla, de entre outros momentos, a exposição ‘Crónicas, Memórias & Outras Histórias’, patente no Theatro Club, cuja abertura decorre pelas 17 horas, do dia 12 de Março; a Noite do Folclore, no dia 12, a partir das 21 horas; a Mostra de Artesanato e Produtos Regionais e o Encontro de Bombos, ambos no dia 18, a partir das 21 horas; o Concerto de Música Filarmónica, no dia 19, às 14 horas; e o encontro de Tocadores de Concertina e Cantares ao Desafio, no dia 20, às 14 horas. O fogo-de-artifício, na noite de 18 de Março, será lançado a partir do Largo António Ferreira Lopes, um local nobre da vila da Póvoa de Lanhoso.
Arsha, Atoa, Meninos do Coro, Fernando Alvim e Eazy são os nomes confirmados da ‘Noite da Juventude’, no Sábado, dia 19 de Março, a partir das 21h30, na Praça Engenheiro Armando Rodrigues.
A Feira Franca de S. José e o Concurso Pecuário marcam o principal dia dos festejos, no Sábado, dia 19 de Março. O hastear da bandeira decorre pelas 10h30, seguindo-se a missa solene, às 11 horas. A majestosa procissão em honra de S. José, com os andores dos santos padroeiros, sai à rua a partir das 16 horas, num momento muito apreciado pelos povoenses e forasteiros.
De 18 a 20 de Março, decor-re, nos restaurantes aderen-tes do concelho, o Fim-de-semana gastronómico, com o Cabrito à S. José e as Rochas do Pilar a marcar presença à mesa.