Serviços Educativos da Cultura

"Vamos contar uma história?" 
cativou miúdos e graúdos

Cerca de 25 crianças, com idades entre os três e os seis anos, participaram na atividade ‘Vamos Contar uma História?’, que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal, promoveu no passado sábado.
“Esta oferta dos Serviços Educativos da Biblioteca Infantil vem na sequência da excelente recetividade que as leituras encenadas têm tido nos estabelecimentos de ensino. As crianças adoram ver as nossas técnicas, a Dra. Cláudia e a Inês, a contar histórias. Daí a decisão de criar condições para que os pais dessas crianças possam ser testemunhas do entusiasmo dos seus filhos”, refere o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes.
Trata-se de uma nova proposta, agendada para o último sábado de cada mês, na Biblioteca Infantil. Cada edição terá uma história diferente e um atelier associado. A adaptação do texto ‘A Felismina Cartolina e o João Papelão’, do autor Pedro Seromenho, conseguiu cativar pequenos e graúdos, a avaliar pela animação e agitação com que participaram. “Posso dizer que esta é uma aposta ganha e é para manter. Temos uma equipa técnica que está muito motivada para continuar a proporcionar momentos como este aos meninos e meninas do concelho no último sábado de cada mês. E estamos disponíveis para ouvir sugestões dos pais e encarregados de educação no sentido de podermos ir de encontro àquilo que são as suas pretensões. Os Serviços Educativos da Cultura nunca fecham as portas a sugestões de melhoria”, acrescenta o mesmo resposnável.
A história encenada recorreu a adereços feitos em papel, cartolina e cartão, por ter uma mensagem ligada à reciclagem destes resíduos. No final, realizou-se ainda um atelier de origami, em que cada criança com um pedaço de uma folha de papel de jornal fez um pequeno barco. Os pais participaram na atividade com os filhos e, no fim, ajudaram a colar a imagem de uma personagem da história  num retângulo de cartolina, que será um marcador de livros, que levaram para casa.
Alguns pais e mães afirmaram, a respeito desta iniciativa, que foi “muito linda”; e que a história foi “interessante”. Houve quem conside-rasse que esta proposta “deveria haver mais vezes” e que “é de louvar”. Alguns participantes referiram que “iniciativas deste género são importantes para pais e filhos”.
Com esta iniciativa, pretende-se trazer as crianças à Biblioteca Municipal, oferecendo-lhes outros meios de entretenimento e de aprendizagem. Terem vindo e terem gostado de estar neste espaço, vai-lhes incutindo o gosto pelos livros e pela leitura, pois o ponto de partida é sempre uma história. Sendo este um trabalho de continuidade com o que já é feito nas escolas, quando os Serviços Educativos se deslocam para apresentar as histórias encenadas, o contributo para a melhoria dos níveis de literacia das crianças do nosso concelho é indubitável.