No âmbito da valorização e preservação do património etnográfico

Grupos folclóricos visitaram 
sede da rusga de S. Vicente

Mais de vinte elementos dos grupos folclóricos e etnográficos do concelho da Póvoa de Lanhoso acompanhados por elementos da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso visitaram a sede da Rusga de S. Vicente, em Braga, para apreciar a exposição comemorativa dos 50 anos de existência da colectividade.
A visita foi guiada pelo presidente deste grupo etnográfico, José Pinto, que, de forma minuciosa e cativante, guiou os visitantes e explicou todo o percurso histórico da Rusga. Entidade promotora da salvaguarda das nossas tradições e cultura, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso apoiou a realização desta deslocação através dos serviços de turismo e do património.
“A troca de experiências com outras coletividades é muito importante para a valorização e afirmação dos nossos grupos folclóricos. Desta partilha fica sempre algo de positivo. E foi nesse sentido que desafiámos os nossos grupos folclóricos a fazerem esta visita à rusga de S. Vicente, que é uma agremiação com uma história muito interessante ao nível da preservação do património etnográfico da nossa região”, refere o Vereador para a Cultura da Câmara Municipal, Armando Fernandes. 
Com o objectivo de desenvolver uma sinergia patrimonial que se pretende com todos os grupos do concelho da Póvoa de Lanhoso, esta deslocação permitiu a troca de experiências assentes na importância da valorização e preservação da herança etnográfica de cada grupo. “Os grupos folclóricos precisam de ‘arejar’, buscando formas de cativar os mais novos, tendo em vista uma renovação sustentada. E essa necessidade de renovação não acontece apenas ao nível do folclore. Acontece em todas as coletividades. Felizmente, a grande maioria dos dirigentes associativos têm noção disso mesmo e estão a promover essa renovação”, conclui.
No final da visita, no passado dia 28 de janeiro, ficou marcado um serão/tertúlia, na Póvoa de Lanhoso, para o próximo dia 14 de abril, com todos os grupos folclóricos do nosso município, para debater o tema "A importância dos grupos etnográficos nas festas concelhias".