Resposta social implementada pela Autarquia

Especial.Mente assinalou 
quinto aniversário 

O Especial.Mente assinalou cinco anos de existência com uma actividade intergeracional. Utentes desta resposta social implementada pela Autarquia da Póvoa de Lanhoso participaram numa tarde animada, que envolveu trabalhos manuais (decoração de máscaras de carnaval) e dinâmicas de grupo, juntamente com estudantes da Escola Secundária local. O bolo de aniversário também não faltou.
Estas actividades decorreram na tarde de 25 de Janeiro, nas instalações do Banco de Voluntariado. No presente, são cerca de 10 as pessoas que integram o projecto Especial.Mente, medida que visa apoiar de uma forma integrada quem tem de lidar com patologias do foro psíquico (com problemáticas diagnosticadas como o luto, a depressão e o isolamento social) e que tem, por isso, dificuldades de (re) integração, o que retarda o processo de inserção social inerente às medidas de RSI e Acção Social.
Esta resposta social é, portanto, direcionada para um público muito específico, sinalizado e encaminhado pelo serviço de atendimento e acompanhamento social da autarquia da Póvoa de Lanhoso. Assim sucedeu com Agostinho, 55 anos, que está no projeto há um ano e meio. “O balanço é muito positivo. A minha vida melhorou bastante, porque estava com princípio de depressão e a gente aqui sempre se distrai mais, encontramos mais amigos, porque estar em casa não é solução”, salienta este utente, destacando que a participação neste projeto tem sido “muito positiva” para ele. “Estou a gostar. Já fiz bastantes amizades e isto para mim foi muito bom”, reconhece. Igualmente satisfeita está Conceição, 47 anos, que está no projeto há quase quatro anos. Estava com depressão, esteve internada várias vezes. Os Serviços da Câmara Municipal também a encaminharam para o projecto. “Tem sido muito positivo, porque eu tinha tido vários internamentos e, desde aí, graças a Deus nunca mais…”, observa esta Povoense que, já depois de encaminhada para o Especial.Mente também passou a colaborar com o Banco de Voluntariado para a Póvoa de Lanhoso. No projeto, consegue conviver mais. “A gente aqui tem uns convívios bonitos, falamos – que eu gosto muito de conversar-, divertirmo-nos… Tenho dias em que também choro, tenho dias em que rio, tenho dias de tudo, mas tenho sempre de pensar positivo, um passo de cada vez. Venho para aqui e esqueço tudo o que se passa lá fora”, analisa. Para esta senhora, integrar esta resposta social foi mais que “um prémio”, que a tem afastado de mais internamentos. “Aconselho qualquer pessoa que tenha esses problemas, como eu tive e tenho, mas que estou a ultrapassar, que venham ter aqui ao Banco de Voluntariado e que peçam ajuda. É algo importante e simples sermos encaminhados”, finaliza.  “Estar e manter-se socialmente integrado e emocionalmente compensado” é a filosofia deste projecto, que teve o seu arranque formal no dia 25 de Janeiro de 2012. Os utentes reúnem uma vez por semana e para além de acompanhamento psicológico, participam em diferentes actividades promovidas pela autarquia.