Um investimento entre 300 e 350 mil euros

Câmara disposta a requalificar 
Escola Gonçalo Sampaio

Manuel Baptista, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, afirmou que a câmara está disposta a investir entre 300 a 350 mil euros na requalificação da Escola EB 2,3 prof. Gonçalo Sampaio, na vila da Póvoa de Lanhoso.
Esta afirmação surgiu no decurso da visita àquele estabelecimento de ensino. Manuel Baptista e Gabriela Fonseca, vereadora da Educação da autarquia povoense, inteirarem-se, no terreno, das suas principais necessidades, com vista a uma possível requalificação. A visita foi conduzida pela directora do Agrupamento de Escolas, Luísa Rodrigues, e pelo subdirector, Júlio Gonçalves. A intervenção naquele estabelecimento de ensino é uma prioridade para a autarquia.
Segundo revelou o autarca povoense, como resultado de um trabalho conjunto da Autarquia com a DGEstE e com a CCDR-N, traduzido no mapeamento das prioridades de investimento, foram inscritos dois milhões e 500 mil euros no novo quadro comunitário para a realização desta requalificação.
“A responsabilidade de intervenção nesta escola tem a ver com o Ministério da Educação, mas estamos a negociar com a CCDR, pois, se a componente financeira que cabe ao Estado for posta pelos Municípios, a intervenção será mais rápida”, salientou Manuel Baptista, que pretende conseguir em breve autorização para fazer o levantamento das necessidades e perceber o que é que os valores em cima da mesa permitem realizar naquela escola. “Sabemos as necessidades e os problemas que a escola tem e queremos resolvê-los. Ainda não temos é ordem do Ministério da Educação para a intervenção, para avançar com um projecto e para fazer as formalidades para come-çarmos a fazer estas intervenções”, afirmou.

Acabar mandato com parque escolar concluído
 Após a construção de três Centros Escolares, nos últimos anos, esta será a principal intervenção em termos de melhorias de infra-estruturas físicas e, para Manuel Baptista, o prazo para a sua conclusão, é 2017. “Eu gostaria de acabar o meu mandato com esta requalificação feita. Organizado que está o 1.º ciclo, esta é a escola que piores condições tem no concelho. Quero acabar o meu mandato com o parque escolar concluído”, assegurou Manuel Baptista. “Costumo dizer que, em primeiro lugar, estão as pessoas e, neste caso, a Câmara Municipal põe em pri-meiro lugar os alunos e quem cá trabalha”, concluiu o au-tarca.
 
Directora satisfeita com as “boas notícias”

Luísa Rodrigues, directora do Agrupamento mostrou-se satisfeita pelas “boas notícias”, considerando que “chegou a altura de ser feita justiça à Gonçalo Sampaio”, uma escola que faz este ano 45 anos, 31 nas instalações actuais. “Temos andado a adiar, adiar, de Governo para Governo. Não tem a ver com qualquer cor política, pois com a Gonçalo Sampaio já falharam todos. Neste momento, só mesmo o bairrismo é que poderá salvar-nos, porque precisamos de alguém que agarre a possibilidade e que diga que também está disponível e que vamos avançar, porque esta escola já merece até pelo grande esforço que é feito para que as instalações não estejam degradadas como já estariam, se não fosse o investimento que nós fazemos de todo o bocadinho que conseguimos arrecadar. É tudo canalizado para as instalações, porque as crianças merecem condições com dignidade. Não quero dizer que não têm dignidade, mas não estão é ajustadas às exigências da qualidade do ensino actual”, referiu Luísa Rodrigues. “Está na hora de se unirem esforços e de fazer alguma coisa pela Escola Gonçalo Sampaio por onde a esmagadora maioria dos povoenses passou”, finalizou Luísa Rodrigues.