Projecto com duração para três anos e um financiamento de 400 mil euros

‘Geração Lanhoso’ para
o desenvolvimento social


A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Sol do Ave - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave  apresentaram, ontem, o ‘Geração Lanhoso’, o Contrato Local de Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso, com duração de 3 anos e um financiamento de 400 mil euros.
Promover a inclusão social dos cidadãos da Póvoa de Lanhoso, com recurso a uma abordagem multissectorial e integrada, através de acções em rede, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social é o objectivo geral do ‘Geração Lanhoso’. Com três eixos de intervenção, irá abordar questões como: emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental, preventiva e pobreza infantil; e capacitação da comunidade e das instituições.
Capacitar pessoas desempregadas em situação de vulnerabilidade social para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais; aplicação de medidas activas de emprego existentes; incentivar para a criação do auto-emprego e para o empreendedorismo; promover iniciativas de empreendedorismo social e inclusivo; dinamizar um programa local de produção, promoção e comercialização de produtos hortícolas; implementar um programa de intervenção sociofamiliar integrado; capacitar associações juvenis e promover o trabalho em rede são alguns dos objectivos específicos do CLDS da Póvoa de Lanhoso.
Destacando desafio bastante grande, Mafalda Cabral, da Sol do Ave, salientou que é o retomar um trabalho feito no passado mas que agora tem outro nível de exigência e outro nível de desafios, uma vez que há metas importantes a cumprir para o desenvolvimento social do concelho.
Marta Coutada, da Sol do Ave, destacou que o projecto ‘Geração Lanhoso’ resulta, por um lado, daqueles que eram e são os problemas identificados no diagnóstico social concelhio e das orientações estratégicas do Plano de Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso. Por outro lado, resulta também dos recur- sos existentes no concelho e na melhor forma de os articular e de os potenciar”.
“O trabalho que desenvolvemos no passado e as parcerias que fizemos deram a confiança necessária para que, mais uma vez, a Segurança Social confiasse em nós, aprovando mais uma candidatura”, revelou Gabriela Fonseca, vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, dando conta da grande satisfação pela apresentação de mais um Contrato Local de Desenvolvimento Social. Deixando uma palavra aos parceiros da Rede Social, a vice-presidente da Câmara salientou que “este projecto só terá sucesso se ele for executado com o envolvimento de todos”.