Promovida pela Fábrica da Igreja Paroquial de Garfe e pelo município da Póvoa de Lanhoso

Garfe transforma-se 
num enorme presépio

Até ao dia 3 de Janeiro, a freguesia de Garfe está transformada num enorme presépio. Quem visitar a freguesia pode estes dias pode apreciar os 19 presépios construídos pelos habitantes.
Uns mais pequenos, outros maiores, uns com figuras pequenas, outros com imagens de tamanho real, todos eles foram construídos com carinho pelos vários moradores. A edição deste ano, a 14.ª, bate todos os recordes.
A abertura da mostra decorreu no dia 13 de Dezembro, num momento que contou com a visita à exposição da colecção de presépios do padre Luís Peixoto Fernandes, que este ano integra 954 exemplares, e a actuação do padre José Luís Borga.
Recorde-se que a iniciativa “Garfe – Aldeia dos Presépios” foi o evento mais votado no Orçamento Participativo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, vencendo na categoria material e imaterial, o que obriga, de acordo com o padre Luís Peixoto Fernandes “a fazer mais e melhor”. Cerca de 200 habitantes envolvem-se na construção dos presépios espalhados pelos vários lugares. Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Junta de Freguesia de Garfe associam-se à iniciativa que tem como mentor o padre Luís Peixoto Fernandes.
Os visitantes podem ainda assistir neste Domingo, dia 27, ao Fado em Oração - Fatum – por Adriana Moreira; e, no dia 3 de Janeiro, o Encontro de Cantares das Janeiras. Ambos os espectáculos têm início às 15h30 e decorrem nas antigas instalações da AMI.
A par disto, o certame engloba ainda uma mostra de artesanato e produtos regionais, que decorre aos domingos, junto às antigas instalações da AMI.
D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, marcou presença na abertura da ‘Aldeia Natal’. Na sua intervenção, e de entre outras considerações, agradeceu à comunidade o trabalho realiza- do ao longo destes 14 anos e considerou que a “Aldeia dos Presépios pode ser um apelo para que o mundo seja mais humano e mais fraterno”.
Usaram ainda da palavra o presidente da Junta de freguesia de Garfe, Paulo Ferreira, o presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de La-nhoso, Amândio de Oliveira, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Armando Fernandes, o padre Sanches, padrinho da edição deste ano, e a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Gabriela Fonseca.
Até ao final do ano, o padre Luís Peixoto Fernandes espera chegar ao número mil. Até agora, são 954 os presépios que podem ser apreciados, aos domingos, junto às antigas instalações da AMI. Uma colecção de grande beleza, composta por presépios do mais tradicional ao mais moderno, com diferentes materiais, cores e tamanhos.
Com mais 350 exemplares que no ano passado, a exposição conta com dez presépios construídos por um habitante da freguesia. Molas, ro-lhas de cortiça, pedaços de cortiça, palha, abóboras, espigas de milho e bolotas foram alguns dos materiais usados na construção dos presépios.