No próximo ano de 2016

Bombeiros vão ter Museu

O sonho antigo vai ganhar forma no próximo ano. No dia 10 de Dezembro, aquando da Assembleia Geral da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, foi transmitido que estão reunidas as condições indispensáveis para em 2016 concretizar o importante projecto em que se traduzirá o ‘Museu do Bombeiro da Póvoa de Lanhoso’, que consubstanciará uma parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e implicará também obras exteriores no Quartel-Sede, designadamente de arranjo na frontaria e melhorias nos acessos.
Durante a reunião, foram  ainda aprovados por unanimidade os documentos Plano de Actividades e Orçamento para o exercício social do ano de 2016.
Para o próximo ano, o orçamento da Instituição ascende já ao valor global bem acima dos oitocentos mil euros.
“De facto, ao atingir justamente o montante total por capítulos de 803.715,00 euros, é digno de nota que o Orçamento para o exercício de 2016 corresponda a um aumento deveras significativo, da ordem dos 11%, em cotejo com o que foi apresentado no ano transacto, para ser executado no ano que ainda decorre”, dá conta o presidente da Assembleia Geral, Rui Rebelo.  
No Plano de Actividades, destacam-se a aquisição de duas viaturas automóveis de socorro bem como a recuperação de outros veículos, que renovarão a frota automóvel de combate a incêndios e transporte de doente, visto tratar-se de “uma ferramenta necessária para um bom desempenho da Missão” da Associação Humanitária.
Outros dos objectivos prioritários para o exercício no ano de 2016 contam-se a formação dos bombeiros e demais recursos humanos, mormente na área do combate a incêndios e socorrismo, a contínua aquisição de material de assistência em saúde e protecção e socorro a sinis-tros.
 De resto, manter-se-á o apoio a actividades sociais, recreativas e culturais, destacando-se as comemorações do 112.º Aniversário da Associação Humanitária no ‘5 de Setembro’ (em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia/Hospital António Lopes), assim como a ligação institucional com a Banda Musical e respectiva Escola de Música, cuja participação na comunidade se quer cada vez mais reforçada e com maior impacto social.