Manuel Baptista, presidente da Câmara, marcou presença no evento

Rancho Maria da Fonte do Brasil 
celebrou mais um aniversário 

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, participou nas comemorações do 61.º aniversário do Rancho Folclórico Maria da Fonte que pertence à Casa do Minho do Rio de Janeiro, Brasil. O Cônsul Geral de Portugal também esteve presente.
Este Rancho já havia estado na Póvoa de Lanhoso, em 2014, tendo actuado no XIX Festival Folclórico Prof. Gonçalo Sampaio no dia 15 de agosto. Na altura, Manuel Baptista destacou que este grupo, que tem o nome da nossa figura lendária Maria da Fonte, “contribui além-fronteiras para divulgar a nossa terra, as nossas gentes, a nossa história e as nossas tradições”.
Este grupo pertence à Casa do Minho do Rio de Janeiro, associação cultural sem fins lucrativos fundada em 1924 com o propósito de reunir os imigrantes portugueses, principalmente da região do Minho, para reviverem histórias, costumes e tradições. Com o passar dos anos, sentiu-se necessidade de formar um grupo folclórico que pudesse divulgar tanto a Casa como a beleza das danças e cantares do Minho. Assim, a 18 de Dezembro de 1954, foi fundado o Rancho Folclórico Maria da Fonte. Este Rancho é um dos mais tradicionais grupos de folclore Português do Brasil e o mais antigo em atividade nesse país. O grupo inicialmente era formado por portugueses, mas, em 2014, contava com 60 elementos, quase todos brasileiros descendentes e não descendentes de portugueses. Este grupo já se apresentou por todo o Brasil e Portugal, especialmente em reconhecidos festivais nacionais e internacionais, os quais lhe renderam diversas distinções.
O Rancho possui um rico acervo de vestimentas, desde os trajes de luxo até aos de trabalho. A sua discografia inclui diversas gravações realizadas do seu repertório, sendo de destacar a que foi feita em comemoração dos 50 anos da sua fundação.