‘O Natal da Toupeira Carlota’

Autarquia leva peça de teatro 
às crianças do concelho

Oimportante do Natal não é o pinheirinho, mas sim o podermos estar com quem amamos, a família e amigos. Esta é a mensagem principal da peça ‘O Natal da Toupeira Carlota’ que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a levar até crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho. A recepção tem sido calorosa. No final, a história da senhora escava-túneis e da sua filha Carlota deverá chegar até bem perto de 850 crianças, com idades entre os três e os nove ou dez. Este texto, adaptado por Maíra Ribeiro, apresenta ainda como personagens um esquilo resmungão e um quebra-nozes e termina com uma pequena canção de Natal e uma chuva mágica…
Trata-se de um trabalho articulado entre o Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e o SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, com o objetivo de incentivar à leitura e ao contacto com o livro. A responsabilidade desta encenação é dos serviços educativos da Biblioteca Infantil e do Theatro Club, que também produziram os adereços.
Na manhã de 17 de Dezembro, as actrizes Cláudia e Inês estiveram na EB1/JI da Póvoa de Lanhoso e no Centro Escolar António Lopes. Manuela Neves, educadora CEAL, comentava no final: “Eles estiveram tão atentos, não fizeram barulho, é sinal de que estavam a gostar da actividade”. A esta sessão assistiram cerca de 75 crianças com idades entre os três e os cinco anos. “Trabalhamos muito a família, a amizade, o amor. Este ano estamos a trabalhar muito os valores, as regras de comportamento e acho que eles percebem perfeitamente essa mensagem”, refere esta educadora, para quem “o teatro é uma actividade de excelência para a formação das crianças, a todos os níveis”.
O vereador para a Cultura da autarquia, Armando Fernandes, também assistiu a esta sessão. “O Pelouro da Cultura criou os seus próprios serviços educativos com o intuito de promover aquilo que de melhor temos junto da comunidade escolar, como seja o nosso património, as nossas tradições, a nossa história… Os serviços educativos da Biblioteca Infantil, porque têm como público alvo os mais novos, trabalham muito a promoção da leitura e do livro. E o trabalho que tem sido desenvolvido pelas nossas técnicas Cláudia Oliveira e Inês Matos tem sido fantástico”, considera. Esta história já chegou ou ainda vai chegar a todas as crianças dos Jardins de Infância de Agrupamento da Póvoa de Lanhoso.