Números estão em franco crescimento

Projecto Social Angels promove emprego jovem

O Projecto Social Angels – Comunidade Empreendedora com início em Outubro de 2014, já envolve um total de 28 empreendedores, 21 empresas, 14 agentes, (organizações da economia social, uma escola e entidades públicas) e 107 jovens do ensino profissional, que estão a dar o seu contributo a este desafio. Estes números têm vindo a crescer.
O Social Angels visa captar o espírito empreendedor e inovador do território através de um processo de mobilização e participação activa de múltiplos agentes na (co)construção de projectos facilitadores da empregabilidade jovem, confluindo as respectivas missões, vocações, competências, interesses e vontades para a concretização deste desígnio.
A empregabilidade jovem é, portanto, um dos objectivos, sendo de destacar o trabalho com os estudantes do ensino profissional numa estreita parceria com a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Trata-se de jovens que se preparam para a entrada no mercado de trabalho e para quem a emigração é muitas vezes uma fuga forçada a uma situação de desemprego com a qual se podem deparar. A partir de um olhar do território e das suas áreas específicas de formação, os jovens são desafiados pelo Projecto a identificar e explorar ideias empre-endedoras que possam constituir oportunidades de emprego, fase a que se segue a estruturação global de produtos e a identificação dos mercados.
Assim foi no ano letivo anterior, culminando na realização do Mercado Empreendedor, a simulação de um mercado onde diversos agentes da comunidade, ali na qualidade de investidores, apostavam nas ideias de negócio dos jovens, tendo-se retomado este apoio a partir de Outubro, agora com a tónica na aproximação efectiva ao mercado de trabalho através do envolvimento de empresas.
O desafio de participação na Comunidade Empreendedora foi também, em paralelo, lançado a outros jovens, uns previamente identificados como potenciais empreendedores, com ideias de negócio já identificadas, outros captados através do Concurso de Empreendedorismo, concluído no dia 3 de Agosto após um processo de formação dos 12 participantes dos 8 projectos que chegaram à final. Neste caso, falamos de jovens que já terminaram o seu percurso formativo e que querem criar os seus negócios, propondo-se o Social Angels a disponibilizar-lhes o necessário apoio à estruturação dos seus projetos e futura consolidação.
Uma outra dimensão de actuação é a dinamização da Comunidade Empreendedora, nomeadamente através de workshops que reúnem empreendedores, empresários e diversas entidades à conversa em torno de um objectivo comum: a construção de um território mais empreendedor. Tem aí lugar a discussão participada em torno das oportunidades e recursos do território, de programas de financiamento. Acontece ainda a partilha informal de ideias de negócio e de contributos para aperfeiçoar aquelas que se encontram em fase de maturação e o networking, que tem promovido uma aproximação entre os intervenientes e, inclusive, gerado já sinergias efectivas entre os participantes. Assume destaque a comunidade específica no âmbito agroflorestal, um sector de actividade que tem vindo a afirmar-se de forma crescente no concelho da Póvoa de Lanhoso. O Social Angels é cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa - EEA Grants - Fundação Calouste Gulbenkian, e desenvolvido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, entidade parceira, e pela Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave, entidade promotora. O Projecto surgiu no seguimento de um trabalho desenvolvido no âmbito do programa CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social, que terminou em 2013 e que permitiu uma experiência pontual com um grupo de jovens e entidades, que suscitou entre todos a necessidade e importância do seu desenvolvimento mais estruturado e alargado a um maior número de jovens no concelho.