IV Encontro Nacional de Mulher Bombeiro

“Entrada de mulheres foi lufada de ar fresco”

Cerca de 200 mulheres bombeiros estiveram reunidas na Póvoa de Lanhoso, para participarem no IV Encontro Nacional de Mulher Bombeiro.
A iniciativa teve como finalidade a troca de experiências por parte de mulheres que integram os corpos activos de várias corporações de bombeiros do país e estabelecer uma jornada de convívio.
“Os corpos de bombeiros têm, por norma, 80 por cento de homens e 20 por cento de mulheres. A piada está em juntar esses 20 por cento, e motivá-las para sermos exemplos para outras mulheres que possam vir a entrar para os bombeiros. É uma partilha de conhecimentos e para criar laços de amizade”, destacou Adozinda Pereira, sub-chefe dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e responsável pela organização do encontro.
O comandante da corporação, António Lourenço, destacou a importância do trabalho desempenhado pelos cerca de 30 elementos femininos do corpo activo.
“Esta mudança, de passar de um corpo 100 por cento masculino para um corpo de bombeiros misto, foi talvez o passo mais importante que nós demos na Póvoa de Lanhoso ao longo destes 22 anos em que sou comandante. É uma forma dos bombeiros acompanharem as novas realidades do ponto de vista social, e porque as mulheres foram e são uma mais-valia dentro do corpo de bombeiros, pela sensibilidade, pela sua entrega e pela sua forma de estar. Influenciaram comportamentos essenciais para um bom ambiente. Foi uma lufada de ar fresco”, admitiu António Lourenço.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel José Baptista, lembrou a garra de uma figura lendária do concelho, a Maria da Fonte, ao dizer que “este encontro veio na hora certa. Este ano inauguramos o centro Interpretativo da Maria da Fonte e a Póvoa de Lanhoso tem boas Maria da Fonte”. O encontro contou, ainda, com o testemunho de duas mulheres bombeiro, que desempenham funções de comando nos bombeiros voluntários de Vizela e da Póvoa de Varzim.
Ana Luísa Alves, adjunta de comando dos Bombeiros Voluntários de Vizela destacou que “foi preciso enfrentar preconceitos” mas os bombeiros acabaram por reconhecer “a competência e a de-dicação. Somos mulheres, mães e bombeiras, e é possível conciliar tudo isso”.
Opinião partilhada por Ilda Cadilhe, comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, para quem “o papel da mulher no mundo dos bombeiros não é facil. A igualdade ganha-se com a pro-actividade.”
O Comandante Operacional Distrital, Hercílio Campos, destacou que a integração de mulheres nos corpos activos dos bombeiros “vieram trazer reforço da qualidade e dedicação.”
A cerimónia contou ainda com a presença do provedor da Liga de Bombeiros Portugueses e do presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso e terminou com uma sentida homenagem ao comandante António Lourenço e ás bombeiras falecidas em serviço junto do Monumento ao Bombeiro.