Dia dos Fiéis Defuntos

Flores para recordar quem já partiu

Falar de Novembro é falar do “Mês das Almas”. Neste mês, celebram-se dois importantes momentos da fé cristã: a 1 de Novembro, no próximo Domingo, o Dia de Todos os Santos e no dia 2, Segunda-feira, o Dia dos Fiéis Defuntos.
“Estas duas datas são muito sentidas pelo povo cristão. Por um lado, com Todos os Santos, invoca-se todos esses heróis anónimos da Igreja que mediante a sua fé em Cristo e no seu Evangelho deram a vida ao serviço dos outros. Por outro, com Todos os Fiéis Defuntos lembramos outra multidão ainda maior, todos os irmãos que nos precederam e que já faleceram”, revela o padre José Luís Rodrigues.
É por estes dias que as famílias se reúnem, recordando os seus entes queridos que já partiram. Na Póvoa de Lanhoso, a “visita” aos cemitérios decorre nos dias 1 e 8 de Novembro. Vindos de vários pontos do país, e até do estrangeiro, os familiares reúnem-se para prestar homenagem aos seus entes queridos. É tempo de reencontro das famílias e de oração.
“A tradição dedica, há séculos, o mês de Novembro a rezar pelas ”almas”. Talvez, porque no dia 2 de Novembro celebra-se “os Fiéis Defuntos”, o mês tem, entre nós e em mui- tos lugares, essa dimensão”, esclarece o padre José Luís.
Por estes dias, as freguesias ganham nova vida e o comércio local recebe o retorno deste culto aos entes falecidos, que se reflecte no aumento da venda de arranjos de flores e velas.
Longe vão os tempos em que o crisântemo era a flor que marcava presença na grande maioria dos arranjos. Apesar de muitos manterem a tradição, há quem opte por flores exóticas, que dão lugar a arranjos de grande beleza e de custos bem elevados. As floristas desdobram-se para responder às várias encomendas, das mais simples às mais elaboradas e são muitos os que defendem o regresso deste feriado religioso.