DIA DO ANIMAL foi assinalado com cerca de três centenas de crianças

Crianças sensibilizadas para os animais

As habilidades e a obediência dos cães da equipa cinotécnica do Destacamento de Intervenção do Comando Territorial de Braga da GNR encantaram, ontem, as cerca de três centenas de crianças que participaram na comemoração do Dia do Animal, na Póvoa de Lanhoso.
As crianças mostraram que já sabem a lição no que toca à protecção dos animais - e até deixaram alguns conselhos para os mais crescidos.
A iniciativa foi organizada pela Secção de Programas Especiais (SPE) do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso com o objectivo de comemorar o Dia do Animal e, sobretudo, sensibilizar os mais novos para esta temática, envolvendo também militares do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), através da equipa sediada no Posto Territorial do Gerês (EPNAZE).
A data já se assinalou a 4 de Outubro, mas o mau tempo adiou as actividades que ontem se concretizaram no Parque do Pontido mobilizando crianças de jardins de infância (JI) e escolas do 1.º ciclo não só do concelho da Póvoa de Lanhoso, mas também do JI de Valdozende, no concelho de Terras de Bouro, a que se juntaram alguns jovens da Casa de Trabalho de Fontarcada, também no concelho povoense.
Dois binómios - homem/cão - da equipa cinotécnica do Destacamento de Intervenção de Braga da GNR demonstraram às crianças, e a todos os que, em dia de feira, foram passando no local, algumas das missões desempenhadas no dia-a-dia, no apoio a buscas de droga e também na manutenção da ordem pública. No final das demonstrações, as crianças puderam ainda fazer ‘festas’ a um dos cães, que, acompanhado pelo militar tratador se abeirou dos petizes, contribuindo também para combater o medo de alguns.
A surpresa veio a seguir com as crianças a terem oportunidade conhecer, mais de perto, uma ave de rapina.
Pela mão de Francisco de Assis Neto, do Centro de Recuperação de Fauna Selvagem do Parque Nacional da Peneda Gerês, foi libertado um falcão ‘peneireiro’.
As crianças aprenderam que este falcão apanha insectos e ratos, funcionando como controlado de pragas e é ‘peneireiro’ porque fica a planar no ar, explicou Francisco de Assis
A ave tinha sido entregue no centro de recuperação, há cerca de um ano, pela mão do SEPNA da GNR, que a encontrou ferida por tiro de caçadeira na zona de Calvos, Póvoa de Lanhoso, e depois de tratada, foi ontem devolvida à liberdade perto do seu habitat.