Exaltação do espírito de comunidade e de quem trabalha em prol do concelho

Homenagem a quem trabalha
pelo concelho em dia histórico

O Dia do Concelho evoca a data da atri-buição do foral à Pó-voa de Lanhoso, mas já se consagrou como momento de reconhecimento a povoenses, ou não, mas que se destacam pelo trabalho em prol do concelho. Instituído por Manuel Baptista no seu segundo mandato autárquico, o Dia do Concelho já é mais que uma data histórica. “É um dia de festa que exalta o espírito de comunidade e o contributo dado ao concelho” afirma o autarca.
Foram três as personalidades homenageadas pelo município da Póvoa de Lanhoso.
Ligado à gestão dos fundos comunitários destinados à região norte, Carlos Manuel Duarte Oliveira vê reconhecido o seu contributo ao desenvolvimento do concelho.
Licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1982, Carlos Duarte é, desde Outubro de 2007, membro da Comissão Directiva do ON2 - o Novo Norte - no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN).
Foi director regional de Agricultura de Entre Douro e Minho, entre 2002 e 2004, altura em que assumiu funções como secretário de Estado adjunto do ministro da Agricultura e das Pescas no XVI Governo Constitucional (2004-2005).
Carlos Duarte exerceu várias funções na área da tutela da Agricultura e Pescas, tendo sido também de-putado da Assembleia da Re-pública entre 1987 e 1999.
Pela relevância da sua actuação ao nível da educação, da formação e do associativismo, o município da Póvoa de Lanhoso homenageia Luísa Maria Monteiro Rodrigues Sousa Dias.
A directora do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio, iniciou funções como professora provisória do 2º grupo na então Escola Preparatória da Póvoa de Lanhoso, onde leccionou a disciplina de Francês, no ano lectivo de 1975/76.
Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação, na área da Administração e Organização Escolar pela Universidade Católica Portuguesa, desde 2013, Luísa Rodrigues passou por outras escolas até chegar à direcção do agora Agrupamento Gonçalo Sampaio. Tem assento no Conselho Municipal de Educação e representou a Educação na Comissão de Protecção deCrianças e Jovens entre 1999 e 2012.
Luísa Rodrigues é presidente da delegação da Póvoa de Lanhoso da Cruz Vermelha Portuguesa desde 1996 até à data. É também sócia fundadora da Associação de Apoio aos Deficientes Invisuais do Distrito de Braga.
Integra a Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso, órgão a que presidiu de 1993 a 1997.
Nascido e criado na Póvoa de Lanhoso, em Porto D’Ave, na freguesia de Taíde), José Joaquim Torcato Soares Baptista iniciou a sua actividade profissional numa empresa familiar fundada pelos seus pais há mais de 35 anos. É pelo seu dinamismo empresarial e social que é homenageado neste Dia do Concelho da Póvoa de Lanhoso.
O gosto pelos têxteis e a apetência pela gestão contribuíram muito para que desenvolvesse competências e capacidades de liderança, de organização, de inovação e de visão estratégica empresarial, que o conduziram ao sucesso profissional - que atribui em muito aos seus colaboradores - mas também pessoal e social.
José Baptista é um dos maiores empregadores da região, e para além de admi-nistrar várias empresas ligadas ao sector têxtil, desempenhou outros cargos. Foi juiz da confraria de Porto D’Ave; vice-provedor e presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e foi vice-presidente da Associação Industrial do Minho.