Romaria de Nossa Senhora de Porto D’Ave, em Taíde

‘Romaria dos Bifes’
promete muita animação

Está a decorrer, na freguesia de Taíde, na Póvoa de Lanhoso, a Grande Romaria de Nossa Senhora de Porto D’Ave.
O programa promete muita animação até domingo. Este evento conta com a participação dos D.A.M.A. e vários DJ’s de onde se destaca o DJ internacional Pete Tha Zouk. O grande destaque vai para o cantor Zé Amaro que actua no sábado no Terreiro das Músicas e no domingo, o Santuário de Nossa Senhora de Porto D’Ave, recebe, a partir das 11 horas, a Eucaristia Solene.
A procissão em honra de Nossa Senhora de Porto D’Ave tem início marcado para as 17 horas.
A fechar a Romaria dos Bifes e dos Melões, assim também é conhecida a Romaria de Nossa Senhora de Porto D’Ave,  a sempre grandiosa Sessão de Fogo de Jardim.
A Romaria de N.ª Sra. de Porto de Ave é uma das maiores e mais típicas romarias do Minho. A origem da romaria é contemporânea à edificação do Santuário, isto é, pouco após o ano do Milagre 1730.
Falando um pouco da sua história dos séculos XVIII - XIX - XX, esta romaria enquadra-se numa festa mais ampla que tinha o seu ponto principal no dia 8 de Setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora. Assim, nos dias que antecediam esta data começavam a chegar os devotos que vinham cumprir promessas ou assistir às novenas.
Romeiros vindos das mais variadas localidades concentravam-se no "Terreiro das Melancias", onde se comercializavam melões e melancias. Este Santuário apesar de não ser um local tradicional de peregrinações, aí se deslocavam , ao longo de todo o ano, centenas de devotos de proveniência diversa, apesar de a maior afluência se registar durante a semana que antecede a festa à Senhora do Porto Durante este período, os peregrinos e romeiros assistem às novenas, pregações e ladainhas que vão sendo feitas ao longo da semana. Era fundamentalmente nesta altura que os ex-votos (grandiosa coleção existente ho-je no Museu de Arte Sacra)  eram oferecidos a N.ª Sra. do Porto.
A Romaria, fruto do desenvolvimento social, passou a ter como dia principal o primeiro domingo de Setembro, mas para além disso, graças à dinâmica do Senhor Carlos Rufino Reis Pereira (Juiz Presidente da Real Confraria na altura) a partir do ano de 2006 a Confraria pro-curou dar mais à Romaria no âmbito criativo / social / cultural, isto é, motivando as digníssimas instituições locais a dar o seu contributo de forma especial, estamos a falar do Grupo Desportivo de Porto de Ave, do Centro Social da Paróquia S. Miguel de Taíde, do Rancho Folclórico de Porto de Ave, e também a jovem e irreverente organização informal Noite Gerações, e mais outros amigos que colaboram - as estes tem sido atribuído um dia (noite) para animarem e assim engrandecerem a Romaria com 9 dias e 9 noites de animação musical e cultural para além da Novena em Honra Nossa Senhora.  
Como é denominada pelo povo - a Romaria dos Bifes e Melões - continua a procurar melhorar ano após ano oferecendo algo mais, assim aconteceu com os Juízes que se seguiram após o Senhora Carlos Rufino que deu um grande impulso que quem depois surgiu, falamos do  Juiz Presidente António Neves Fernandes e do Juiz Presidente Senhora Manuel Lima Rodrigues.

Real Confraria
Hoje, a Real Confraria Presidida por Vítor Macedo também procura trazer um pouquinho mais, ou seja, a reorganização da área gastronómica, a criação de um espaço de comercio tradicional com o apoio do "Mercado da Terra" -projecto da CMPVL-, a criação de exposições de pintura com artistas locais, e continuar a motivar outras iniciativas como fizeram anteriores Confrarias.
Esta Romaria é do povo e feita pelo povo - pois a sua motivação e seus donativos é que fazem esta secular festa em Honra da N. Sr.ª Também com o apoio da CMPVL e da Junta de Freguesia de Taíde, esta Romaria demarca-se por manter tradições e acompanhar o que é de novo... falamos de dar o devido valor à identidade do povo português através do Festival de Folclore, e de acompanhar o presente com visão para o futuro como o apoio à produção da Grande Noite Gerações - onde jovens demonstrando profissionalismo e amor à  terra voluntariamente criam  e recriam sonhos.
A Romaria é também um ponto de união entre as instituições locais que muito apoiam a Confraria.