Câmara da Póvoa de Lanhoso comparticipou com metade da verba

Sede da junta de Garfe

foi remodelada 

O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso inaugurou no passado fim-de-semana as obras de remodelação da sede da Junta de Freguesia de Garfe.
As obras, que custaram cerca de 20 mil euros, consistiram essencialmente na remodelação do telhado do edifício, datado de 1987.
“O edifício estava bastante degradado ao nível da cobertura. Tinha bastantes infiltrações. A obra consistiu na remodelação do telhado com a colocação de isolamento térmico”, disse Paulo Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Garfe.
O autarca acrescentou que também “foi feita a substituição das janelas e das portas, porque o edifício tinha lacunas ao nível térmico, Era muito desconfortável ao nível da temperatura.”
Nesse sentido, foram colocados tectos falsos e um novo sistema de iluminação.
A nível arquitectónico foi construída uma rampa de acesso “para que os deficientes e idosos possam chegar à sede da junta”, revelou Paulo Ferreira.
“O nosso objectivo foi o de melhorar as condições de atendimento das pessoas”, destacou o autarca de Garfe.
A sede da junta acolhe, esporadicamente, acções de formação feitas por várias entidades e de esclarecimento da população.
O presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, considerou que a requalificação era necessária por  se tratar de “uma sede com muitos anos, e temos que ter dignidade. O atendimento tem de ter o mínimo de dignidade”.
O autarca anunciou ainda a intenção da autarquia de fazer mais investimentos na freguesia, nomeadamente ao nível do saneamento.
“Iremos fazer muito mais, temos um grande projecto que é o saneamento. Estamos a fazer tudo para que finalmente Garfe tenha saneamento. Um emissário e uma estação de tratamento de águas residuais e vamos apostar no saneamento” garantiu Manuel Batista.
Na mesma cerimónia foram homenageados os ex-presidentes de junta: José Lopes Barroso, Domingos Gomes Barroso, Avelino José Fernandes e José Gomes Castro.