Gabriela Fonseca optimista para o arranque de mais um ano escolar

“É por e para os nossos alunos que trabalhamos diariamente”

 

O ano lectivo arrancou no concelho da Póvoa de Lanhoso sem percalços nem atrasos. A garantia é dada pela vereadora da Educação, Gabriela Fonseca, numa entrevista em que explica o papel da autarquia na manutenção e conservação dos edifícios escolares e enumera os apoios que a Câmara dá às famílias povoenses, com filhos em idade pré-escolar e escolar.

Como está a correr a abertura do novo ano lectivo?
A preparação do ano lectivo está a decorrer dentro da normalidade.
O início do mês de Setembro é sempre muito trabalhoso devido às inúmeras reuniões que se tem de realizar com os agrupamentos, com as empresas transportadoras, com as IPSS’s do concelho    (que são nossas parceiras no serviço de refeições e na componente de apoio à família), com os pais e presidentes de junta, com a distribuição dos manuais escolares, entre outros. Mas tudo está a decorrer normalmente e nos prazos previstos.

Quais são as principais alterações (se as há) para este ano lectivo?
As alterações a efetuar têm a ver com acertos na organização dos transportes e na componente de apoio à família na educação pré-escolar.
Uma alteração importante prende-se com a aquisição de uma plataforma de ensino assistido, que vai permitir gerir melhor todos os equipamentos municipais, onde se inclui os edifícios escolares. Com essa plataforma vai ser possível um controle mais eficaz da frequência das crianças/alunos nas refeições escolares, assim como das actividades de animação e de apoio à família.
Outra alteração importante é o alargamento do regime de fruta escolar a todas as crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Em termos de infra-estruturas, que requalificações foram feitas?
Em termos de infra-estruturas, as requalificações cingiram-se ao essencial, para garantir o conforto e a qualidade das instalações. Neste ano lectivo temos em funcionamento sete estabelecimento de educação pré-escolar e cinco centros escolares (considerando que a EBI do Ave acolhe os alunos do 1.º CEB do Agrupamento da Póvoa de Lanhoso).

Quantos alunos haverá no novo ano lectivo? Há um quebra ou um aumento?
No ano lectivo 2015/2016, o concelho da Póvoa de Lanhoso terá a frequentar nos Jardins de Infância 402 crianças e 835 alunos no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Há um acréscimo de 9 crianças relativamente ao ano anterior. Nos restantes níveis de ensino, ainda não tenho números, pois estão na alçada direta do Ministério da Educação e Ciência, o que não acontece com a Educação Pré-Escolar e 1.º CEB que só dependem do Ministério, via Agrupamentos de Escola, pedagogicamente. Nos últimos anos verificou-se uma tendência descendente do número de alunos correspondente à diminuição de cerca de 50 alunos, por agrupamento.

Quais são os apoios escolares que a Câmara presta nesta altura?
A Câmara dá um apoio significativo às famílias, que abrange os manuais escolares, o transporte dos alunos e as refeições. Oferecemos ainda fruta a todos os alunos do 1.º Ciclo. No ensino secundário e no ensino superior, há alguns anos a esta parte que a autarquia apoia os jovens povoenses e as suas famílias, com a atribuição de bolsas de estudo aos alunos mais necessitados.

Como está o processo de transportes e refeições escolares?
Como referi no início, as reuniões têm vindo a ser efectuadas por forma a acautelar que o novo ano lectivo comece sem percalços e com toda a normalidade. Não é uma logística fácil, mas com a colaboração de todos - IPSS’s, presidentes de Junta, agrupamentos, pais e/ou encarregados de educação - tudo se consegue organizar da melhor forma para os alunos. No entanto, alerto que situações ideais não existem.
Mas estou certa que o arranque do ano lectivo decorrerá da melhor forma possível para bem dos nossos alunos. É para eles e por eles que trabalhamos diariamente, para que usufruam das melhores condições físicas e materiais ao longo do seu processo de aprendizagem e para que haja igualdade de oportunidades para todos.