Verim

Praia Fluvial é Praia de Ouro

A Praia Fluvial de Verim é uma das 314 praias a nível nacional com a qualidade de Ouro. A distinção de  Praia de Ouro foi atribuída pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.        Na região do Minho, neste ano de 2015, 21 praias (17 costeiras e quatro interiores) têm qualidade de Ouro. Uma dessas é a praia Fluvial de Verim, neste concelho, uma das quatro praias de interior da região minhota distinguidas com a qualidade Ouro.
Para a atribuição da qualidade ouro, as praias têm que possuir análises com qualidade excelente entre 2010 e 2014 e todas as aná-lises melhores que o percentil 95, considerado para qualidade excelente em 2014.
No que diz respeito a praias do interior, para além de Verim, e no Minho, foram ainda reconhecidas as praias do Cavadinho (Braga), do Alqueirão (Terras de Bouro) e da Albufeira do Ermal (Vieira do Minho).
Recorde-se que a Quercus atribui este galardão com o objectivo de realçar as praias que, ao longo de cinco anos, apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente e que oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
A Quercus voltou a atribuir a classificação de ‘Praias com Qualidade de Ouro’ às zonas balneares do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, foram distinguidas 314 praias com qualidade de ouro, das quais 283 são costeiras, 26 são interiores e 5 são de transição.

Os critérios:
Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a água balnear tem de respeitar os seguintes critérios:
- Qualidade da água Excelente nas cinco últimas épocas balneares de 2010 a 2014;
- Todas as análises realizadas, sem excepção, na última época balnear (de 2014) deverão ter apresentado resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Directiva relativa às águas balneares; isto é, para águas costeiras e de transição, todas as análises deverão apresentar valores inferiores a 100 ufc/100 ml para os Enterococos intestinais e inferiores a 250 ufc/100 ml para a Escherichia coli, e para águas interiores, 200 ufc/100 ml e 500 ufc/100 ml, respectivamente.
O objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
 Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.
Em comparação com 2014, há menos 41 praias com qualidade de ouro, num total de 314 das 569 águas balneares.