VERÃO

Festas populares
animam o concelho

Foi o Santo António e o S. João. Vem agora o S. Pedro, cujos festejos decorrem no Horto. Está dado o mote para dias de grande folia e animação no concelho. Até Agosto, as festas populares animam as Terras da Maria da Fonte. Dão vida e alegria às nossas freguesias.
Alguns dos programas festivos já são conhecidos. Em Monsul, os festejos em honra de S. Tiago e Santa Luzia decorrem nos dias 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de Julho e 1 de Agosto, com o principal dia de festa a ocorrer a 25 de Julho.
Assim, no dia 18 (sábado), as festas contam com a presença dos Zés Pereiras de Pedregais, que percorrem a freguesia, levando a boa disposição às gentes de Monsul. A partir das 21 horas, os festejos prosseguem com a Festa da Cerveja, Actuação do Grupo de cavaquinhos “Amigos Em Diálogo” e actuação de Dj’s, esta última a partir das 01 h da madrugada.
No Domingo, dia 19, a tradicional Feira Mensal de S. Martinho, a partir das 8 horas. À tarde, pelas 16 horas, tem início o bazar de prendas e à noite, pelas 21 horas, tem início a actuação do grupo “Coração Minhoto”.
Na Quinta-feira, dia 23 de Julho, realiza-se, às 21h15, a procissão de velas e a partir das 22 horas, a animação fica a cargo do grupo povoense “Os Amigos das Margens do Cávado”.
A noite de Sexta-feira, dia 24, fica marcada pela actuação do grupo musical Roconorte, actuação dos três finalistas do programa “The Voice” e actuação da cantora Andreia Silva. A apresentação fica a cargo da actriz Mariana Monteiro. Depois de uma sessão de fogo, a festa continua com o grupo “Roconorte”.
No Sábado, dia 25, os actos religiosos marcam o dia. Às 9h30, decorre a cerimónia do Içar da Bandeira, logo seguida da abertura da 19.ª Feira Agrícola e Concurso Agro-Pecuário.
De tarde, pelas 17h30, celebra-se a missa em honra de S. Tiago e Santa Luzia, à qual se segue a procissão. À noite, a partir das 22 horas, tem lugar a actuação do grupo musical “Setor Públiko”.
No Domingo, dia 26, o programa fica marcado, a partir das 16 horas, com desfile de bombos e, a partir das 18 horas, o folclore, com actuação do Rancho Folclórico S. Pedro de Figueiredo e do Rancho Folclórico S. Julião de Covelas.
No último dia dos festejos, no Sábado, dia 1 de Agosto, uma sardinhada promete animar as gentes daquela terra.