Open Mundial de Boccia

Domingos Vieira com
dupla medalha de ouro 

Domingos Vieira foi a estrela da selecção portuguesa ao arrecadar duas medalhas de ouro, uma em pares BC4, em conjunto com os atletas do FC Porto Pedro da Clara e Carla Oliveira, e outra na prova individual da mesma categoria.
Em pares, após ter conseguido ultrapassar a fase de grupos, Portugal venceu as selecções da Grécia nos quartos-de-final, da Rússia nas meias-finais, e do Canadá na final. Na prova individual, Domingos Vieira venceu Matias Alcaino do Chile e Niko Vasili da Grécia na fase de qualificação.
O resultado brilhante obtido por Domingos Vieira neste Open irá relançar o seu lugar no ranking mundial, subindo muitas posições desde o 16.º lugar actual, entre os 77 atletas referenciados, na luta por um lugar nos próximos jogos paralímpicos. Em pares, Portugal também relança fortemente a sua posição por um lugar para o Rio, sendo atualmente o 10.º entre 24 países em disputa, sem contar com o resultado agora obtido.
Já na categoria BC3, Portugal contou com a participação dos arsenalistas Eunice Raimundo e José Carlos Macedo. Na prova individual, Eunice Raimundo não conseguiu superar a fase de qualificação para as finais ao alcançar a segunda posição do seu grupo. Porém, a sua participação permitiu a Portugal inscrevê-la no ranking internacional para a eventualidade de ser necessário integrar a atleta bracarense na quota feminina obrigatória para o Rio’2016. Eunice Raimundo venceu o francês Ali Zahafi (5-3), mas não foi mais forte que o checo Josef Suchy (2-4), o que lhe valeu a segunda posição no grupo de qualificação e a não passagem aos oitavos-de-final.
José Carlos Macedo (6.º do ranking mundial actual, entre 109 atletas apurados) tinha por grande objetivo melhorar a prestação realizada no último Open de Barcelona onde se ficou pela 5.ª posição. Assim, iniciou extremanente forte a sua qualificação vencendo os jogos do grupo. Na discussão pela medalha de bronze, levou a melhor ao britânico Scott McCowan. Em pares BC3, os bracarenses José Carlos Macedo e Eunice Raimundo, juntamente com o atleta da ARDA Porto, Armando Costa, estiveram imparáveis ao alcançarem a medalha de ouro na categoria. Superada a fase de qualificação perante a Espanha e a Rússia, Portugal venceu a França por 4-3 nos quartos de final, a Suécia por 4-1 na meia-final, e a Grécia (actual campeã paralímpica) por 3-2 na final.
Em equipas, Portugal também alcançou a medalha, desta feita de bronze. Constituída por Fernando Ferreira, Cristina Gonçalves, Abílio Valente, João Paulo Marques e António Marques, a equipa portuguesa apurou-se perante as selecções da Espanha e da Polónia e chegou ao terceiro lugar colectivo.