EDITORIAL

Armindo Veloso




  

Sondagens e Diabos


Apesar do sistema eleitoral Britânico ser muito diferente dos da grande maioria dos restantes países europeus - trata-se de círculos uninominais onde quem ganhar por um voto ganha o deputado – os resultados das últimas eleições são uma lição para as empresas de sondagens muitas delas afamadas e para os títulos dos média que lhes deram voz.
Dir-se-á, como já ouvi, que aqueles resultados totalmente enganosos  das sondagens se devem ao tal sistema de círculos. Estou-me nas tintas e não concordo porque as empresas de estudos de mercado já sabiam que o sistema era aquele há décadas.
Como é que as empresas de sondagens embarcaram em erros tão grosseiros?
Na minha humilde opinião – e já o escrevi aqui referindo-me às eleições em Portugal – esses estrondosos erros devem-se apenas a um factor: os não respondentes.
Quando se faz uma sondagem pergunta-se muitas coisas entre as quais se vai votar e em quem.
Tomando como exemplo o universo 100 de pessoas inquiridas, não andarei muito longe da verdade se disser que dessas 30 a 35 dirão que não respondem. Fecham-se em copas. E são essas no meu entendimento que decidem as eleições e pegam partidas às sondagens.
Esta gente que diz não responder no dia certo ou se   abstém ou vota em quem lhe “dá na telha” sem nunca o expressar.
Rio-me quando vejo em Portugal a distribuição de votos convertidos em mandatos só terem em conta os respondentes passando para uma vala comum os que não se quiseram manifestar dizendo: partimos do princípio que se abstêm. 
Para terminar e pegando mais uma vez nos resultados Britânicos gostei de ouvir a opinião de um ouvinte no fórum da Antena1 quando disse que os Britânicos entre os possíveis diabos escolheram o diabo já conhecido.
Presságios extrapoláveis?...
Ah, já agora, o Dr. António Costa  e os dele ‘escorraçaram’ António José Seguro por este ter tido duas vitórias eleitorais, uma clara, a das autárquicas, outra de ‘pirro’, como disseram, a das europeias. Pergunto: se António Costa ganhar à tangente as eleições legislativas não forma governo coerentemente? 

Até um dia destes.