VASCO FERNANDES, RESIDENTE EM ESPERANÇA E BRUNHAIS, NÃO ESCONDE O ORGULHO

Povoense vence ‘óscar’
da arquitectura mundial

O gabinete do jovem arquitecto povoense Vasco Fernandes foi o vencedor do prémio Architizer na categoria House M, prestigiado prémio internacional de arquitectura A+Awards 2015 com o Projecto Casa Taíde arrecadando dois prémios - Prémio Júri + Prémio votação Popular - promovido pelo famoso site norte americano Architizer.com internacionalmente conhecido como “os óscares da arquitectura”.
O ‘Maria da Fonte’ esteve à conversa um dos sócios do gabinete vencedor, residente na União de Freguesias Esperança e Brunhais.

Maria da Fonte - Quando teve conhecimento da atribuição deste prémio, como reagiu?
Vasco Fernandes - Serenamente, porque na realidade não tinha a perfeita noção da grandeza do prémio que nos foi atribuído. Só mais tarde, depois de ver os elementos do júri onde estavam alguns arquitectos dos quais sou fã, é que tive realmente a noção do que este prémio representa no mundo da arquitectura.

MF - O que representa a atribuição de um dos prémios internacionais de maior reconhecimento?
VF - Representa o reconhecimento do nosso trabalho e esforço nos últimos anos. Mas o mais importante para mim, é o facto do nosso trabalho depois da atribuição do prémio chegar ainda a mais pessoas em todo mundo.
 
MF - Normalmente vencem projectos executados em grandes cidades e apresentados por gabinetes já conhecidos, vencer neste enquadramento sabe ainda melhor?

VF – Sim, sem dúvida. Somos uma estrutura muito pequena em comparação com os grandes gabinetes. Mas parece-me e felizmente, que a tendência actualmente é para que se avalie o trabalho pelo seu valor e não tanto pelo arquitecto que o concebeu. Também se deve muito à internet, que faz com que todos os arquitectos tenham a possibilidade de mostrar o seu trabalho com facilidade.

MF - Estar ao nível dos melhores arquitectos mundiais não é tarefa fácil, qual foi o segredo neste projecto?

VF - O principal segredo foi ter um bom cliente. Isso é o mais importante para qualquer projecto. E quando digo um bom cliente não me refiro somente a vertente económica, mas sim a confiança que o cliente deposita no arquitecto.

MF - Este será uma importante alavanca para a sua carreira profissional?

VF - Sim, penso que é mais uma etapa ganha.

MF - Gostava de fazer um projecto que interviesse em algum espaço público no concelho?
VF - Isso seria uma honra e um privilégio. Intervir na minha terra em algo que de alguma forma vai melhorar a vida dos povoenses seria realmente uma honra.

MF - Foi importante a presença do presidente da Câmara no dia em que recebeu o prémio?
VF - O presidente Manuel Baptista foi importante desde o início do concurso. Na altura da votação pública tivemos o apoio incondicional da Câmara Municipal, que disponibilizou todos os meios de informação que disponha para a divulgação do nosso trabalho.
Na gala de entrega do prémio a presença do Presidente Manuel Baptista foi mais um reconhecimento para mim.